Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Santa Catarina foi o...

Santa Catarina foi o estado que mais realizou conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Alexandre Belino/ Conede SC

Proporcionalmente ao número de cidades, Santa Catarina foi o estado que mais realizou conferências municipais e regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e agora já se prepara para a Conferência Estadual que deve ocorrer entre os dias 19 e 21 de março. O tema deste ano será o Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo.

Ao todo, foram 41 conferências municipais e regionais realizadas até dezembro e o número vai aumentar para 42 já que o município de Rio do Sul teve que adiar seu evento por conta das enchentes, mas ganhou um prazo maior em virtude de ter decretado estado de calamidade e vai realizar o evento em fevereiro.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, destacou que esses encontros têm como objetivo discutir políticas públicas, identificando desafios e estabelecendo estratégias para a promoção da inclusão e garantia de direitos. “Ficamos muito felizes em saber que com o incentivo do Governo do Estado estamos garantindo que essas discussões cheguem ao maior número de municípios e possamos garantir mais inclusão e mais autonomia às pessoas com deficiência”, disse.

Ela ressalta ainda que a participação da sociedade civil nesses eventos é fundamental pois a população pode contribuir com a elaboração das propostas que serão apresentadas na etapa estadual e algumas na etapa nacional. “Hoje, Santa Catarina conta com 107 Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e nossa intenção é ampliar esse número para que ele esteja presente em todas as cidades, por isso, em 2024, vamos aproximar ainda mais o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência dos municípios e incentivar essa criação”, completa.

Em reunião com a secretária da SAS, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), Paulo Suldóvski, elogiou o trabalho realizado pela SAS para incentivar as conferências municipais. “Essa é a primeira vez que o Conede e a SAS estão tão alinhados e temos muito a agradecer. Tenho certeza que 2024 será um ano de ainda mais conquistas”, comentou.

Conferência nacional em julho

A conferência nacional está prevista para julho de 2024. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será responsável pelas despesas financeiras do evento.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS. 
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support