Santa Catarina fará grande mobilização neste sábado durante o Dia D contra o mosquito Aedes aegypti
Homens das Forças Armadas, agentes de Saúde e voluntários vão às ruas neste sábado em Santa Catarina para o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti. A abertura do evento será às 9 horas, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo, dos secretários de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior, e do comandante da 14ª Brigada, representante do Exército Brasileiro em Santa Catarina, general Richard Fernandez Nunes. A presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, irá representar o Governo Federal. Em seguida, às 10h, as autoridades concedem entrevista coletiva no auditório da Guarda Municipal, em frente ao parque.
“Faremos um grande trabalho de mobilização em Santa Catarina, envolvendo as Forças Armadas e todos os órgãos do Estado e dos municípios”, afirma o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. A iniciativa atende a convocação do governo federal para adesão à mobilização nacional.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
As equipes envolvidas farão um pente fino nos imóveis localizados em áreas com infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na Ilha de Santa Catarina, a ação será mais de conscientização e panfletagem. Já na área continental, será feita fiscalização e limpeza de criadouros de larvas. A expectativa é de que entre 10 mil a 15 mil imóveis sejam visitados neste único dia nos bairros Rio Tavares, Campeche, Ribeirão, Tapera, Carianos, Ingleses, Rio Vermelho, Centro (Beira Mar), Capoeiras, Coloninha, Estreito, Jardim Atlântico, Canto, Balneário, Coqueiros, Abraão e Monte Cristo.
Haverá apoio de soldados do Exército, Aeronáutica e Marinha, além de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários.
A Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti encaminhou ofício a todos os secretários municipais de Saúde do Estado para que sejam realizadas ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 295 municípios catarinenses neste Dia D, 13 de fevereiro.
“Solicitamos aos municípios que, neste Dia D, realizem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”, detalha o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Eduardo Macário. Outra orientação foi para que seja recomendada a limpeza de calhas, a retirada de entulhos e lixo, a remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.
O general da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Richard Fernandes Nunes, será o coordenador do trabalho que será realizado pelas Forças Armadas durante o dia de mobilização. Os homens atuarão nas regiões dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Gaspar, Criciúma, Içara, Forquilhinhas, São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Joinville, Garuva, Lages, São Joaquim, Laguna, Porto União, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Dencanso, Iporã do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Itapiranga, Maravilha, Paraíso, Flor do Sertão, Três Barras, Canoinhas, Tubarão, Capivari de Baixo, Urubici e Mafra.
Ainda no sábado, a partir das 15h, o secretário João Paulo Kleinübing e o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria do Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, estarão em Pinhalzinho, na região Oeste, para participar do Dia D contra o Aedes no município, que já registra 89 casos de dengue.
{article Mauren Rigo}{text}{/article}
Letícia Wilson / Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 3664-7406
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / (48) 9113-6065