Santa Catarina espera dois milhões de visitantes nas festas de outubro 2018
Com a tradição das festas de outubro, Santa Catarina se transforma em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Durante os eventos as mais diversas culturas que colonizaram nosso Estado estão representadas pelas vestimentas, comidas, bebidas e também pelo idioma dos imigrantes, que é relembrado por famílias e admiradores. Segundo os dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), anualmente as festas de outubro trazem cerca de dois milhões pessoas para Santa Catarina, sendo que mais de um milhão são turistas. Nessa época também os aeroportos recebem voos extras, impactando positivamente na economia.
“Santa Catarina criou um circuito de eventos que transformou outubro numa temporada de turismo. Nós somos o único Estado do Brasil que realiza essa movimentação tão expressiva do turismo no mês de outubro, o que fortalece cada vez mais o nosso protagonismo nacional e internacional. Economicamente representa também mais geração de postos de trabalho, não apenas nos dias de festa, mas também nas pré-produções dos eventos”, destacou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.
O governador Eduardo Pinho Moreira acredita que as festas de outubro evidenciam o potencial turístico do Estado nesta época. “Nós somos um dos poucos Estados que apostam fortemente nas festas de outubro, que são muito importantes para Santa Catarina, porque comemoram essa diversidade cultural que temos. Elas também estimulam o nosso turismo, movimentam a economia com a geração de postos de trabalho e ainda nos destacam no Brasil e internacionalmente, já que recebemos turistas do mundo inteiro”, reforçou.
A programação das festas de outubro começou na quarta-feira, dia 03, com a 35ª Oktoberfest em Blumenau, seguindo por diversas regiões do Estado até encerrar na segunda-feira, 29, em São Martinho.
Tecnologia para garantir a segurança
A Oktoberfest de Blumenau conta, em 2018, com a “Operação PM Techno”, um plano de atuação que irá utilizar novas tecnologias para garantir a segurança dos mais de 550 mil visitantes que estão previstos para passar pelo evento. A Polícia Militar de Santa Catarina irá utilizar drones no monitoramento da festa, fazendo imagens aéreas de diversos locais do evento.
Dez drones irão monitorar os desfiles e áreas abertas e 32 policiais militares foram capacitados para a utilização dos equipamentos. Esse é o primeiro evento que contará com a novidade no Estado. A PM poderá identificar atitudes suspeitas, cambistas e qualquer outra situação suspeita nas proximidades do Parque Vila Germânica. A multidão será monitorada em tempo real e qualquer ocorrência poderá ser atendida em minutos.
A Polícia Militar adquiriu 1,9 mil câmeras individuais, que serão acopladas nas fardas dos servidores que farão as seguranças das festas, registrando áudio e vídeo. Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, todos os policiais de Santa Catarina estarão equipados com as câmeras até o próximo ano. “Queremos que os visitantes que virão participar das nossas festas de outubro voltem para suas residências satisfeitos com a segurança que puderam perceber, principalmente garantindo o lazer de toda a família catarinense”, declarou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior explica que os órgãos de segurança montaram estratégias específicas para trazer mais conforto e segurança para quem está em Santa Catarina durante as festas. “Nós analisamos as necessidades e experiências dos outros anos, para construir as estratégias de 2018. Neste ano vamos ter reforços de efetivo, tanto das polícias Civil e Militar, quanto do Corpo de Bombeiros, além da aplicação da tecnologia, com destaque para as câmeras individuais, que captam áudio e vídeo, que são as primeiras no Brasil. Essas ações trazem respostas mais rápidas e também dão aos visitantes segurança e boas impressões do nosso Estado”, destacou.
Orientações para as rodovias
A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina orienta que os participantes das festas não dirijam de madrugada e, de preferência, contratem serviço profissional de transporte, como ônibus ou van. É obrigatório usar cinto de segurança, respeitar os limites de velocidades e a sinalização de trânsito. E é sempre bom lembrar: se beber não dirija.
Confira a programação das festas de 2018:
Blumenau – 35ª Oktoberfest
Quando: 03 a 21 de outubro
Onde: Parque Vila Germânica. Os desfiles oficiais da Oktoberfest acontecem na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau
Brusque – 33ª Fenarreco
Quando: 04 a 14 de outubro
Onde: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, na Rua Gentil Batistti Archer, 221 – centro II – Brusque
Criciúma – 2ª Oktoberfest
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Parque das Nações, em Criciúma
Itajaí – 32ª Marejada
Quando: 04 a 14 de outubro
Onde: Centreventos de Itajaí
Itapiranga – 40ª Oktoberfest
Quando: 10 a 21 de outubro
Onde: Itapiranga
Timbó – 28ª Festa do Imigrante
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Pavilhão de Eventos Henry Paul, na Rua Julius Scheidemantel, 853, centro de Timbó
Treze Tílias – Tirolerfest
Quando: 10 a 14 de outubro
Onde: Parque de Exposições Johann Otto Küng, em Treze Tílias
Joinville – Bierville
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Centro de Convenções Expoville, na Rua XV de Novembro, 4315, em Joinville
Porto Belo – Festival do Camarão de Porto Belo
Quando: 11 a 14 de outubro
Onde: Praça da Bandeira, em Porto Belo
São Martinho – 25ª Festa do Produto Colonial
Quando: 27 a 29 de outubro
Onde: São Martinho
Informações adicionais para a imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br
www.sc.gov.br