Com índices acima da média nacional, Santa Catarina é referência na oferta de trabalho no sistema prisional
Para o Governo de Santa Catarina a reintegração social e profissional das pessoas privadas de liberdade é muito importante. Por meio da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) o Estado virou referência no Brasil.
Além dos benefícios sociais e econômicos, o trabalho remunerado dentro das prisões catarinenses também contribui para a manutenção das próprias unidades prisionais. Parte dos recursos gerados é revertida para melhorias na infraestrutura, aquisição de materiais, e desenvolvimento de programas de capacitação. Além disso, a remuneração pelo trabalho realizado permite que os presos auxiliem financeiramente suas famílias. Desse salário, 25% retorna aos cofres públicos para serem feitos investimentos no sistema prisional.
O secretário da SAP, Carlos Alves, ressalta o comprometimento do estado com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade:
SONORA
Santa Catarina se destaca no cenário nacional como um exemplo de boas práticas na administração penal, demonstrando que a valorização do trabalho e a dignidade humana, são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e segura.