Santa Catarina e província chinesa de Shanxi podem ter bases comerciais
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o vice-governador da província chinesa de Shanxi, Wang Yi Xin, assinaram carta de intenções, na manhã desta quarta-feira,18, para estabelecimento de futuras parcerias entre os dois estados. Shanxi e Santa Catarina estão interessados, principalmente, em estabelecer bases para distribuição dos seus produtos nos dois países, além da troca de experiências na área de cultura e na exploração e geração de energia através do carvão.
Foto: Jeferson Baldo / GVG
>>> Imagens para download na galeria
Eduardo Moreira fez um relato das potencialidades econômicas de Santa Catarina e de seus bons indicadores nos setores de educação e saúde, como ter as menores taxas de mortalidade por tuberculose, menor número de óbitos infantis e maior expectativa de vida do País. A província de Shanxi, de acordo com Wang Yi Xinn, tem aproximadamente 35 milhões de habitantes distribuídos numa área de 150.000 quilômetros quadrados. Com 30 universidades e 30 faculdades frequentadas por 1 milhão de alunos, tem forte atuação na extração de carvão, produção de aço e equipamentos para exploração do carvão.
A área portuária catarinense despertou especial interesse dos chineses. O Estado, salientou Eduardo Moreira, tem cinco portos voltados para a exportação e importação e um pesqueiro. Além disso, conta com uma malha rodoviária que proporciona fácil acesso aos grandes centros comerciais brasileiros e da América Latina.
No encontro, também ficou acertado que Santa Catarina deverá enviar uma missão governamental a Shanxi para estreitar as relações bilaterais. Participaram da reunião os secretários de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira (Santa Catarina) e Zhang Zhi Chuan (Shanxi) e empresários chineses.
Mais informações para a imprensa:
Vitor Hugo
Assessoria Gabinete Vice-Governador
imprensa.eduardo@gmail.com
(48) 9118-9821