Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina e Paraná...

Santa Catarina e Paraná estudam em conjunto soluções para as cheias do Rio Iguaçu

Os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, estabeleceram nesta segunda-feira (20), em reunião no Palácio Iguaçu, um grupo de trabalho para estudar as melhores formas de minimizar os efeitos das cheias do Rio Iguaçu, que afetam os dois estados.

O grupo vai envolver os técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Por conta da cheia no Rio Iguaçu, o município de Porto União, no estado de Santa Catarina, teve uma série de problemas com as inundações e vários moradores desabrigados.

Na cidade vizinha de União da Vitória, no sul do Paraná, o município teve cerca de 40% da área da cidade alagada.

Segundo o governador Jorginho Mello, ficou decidido que esse grupo de trabalho vai em busca da solução para o Rio Iguaçu para amenizar o sofrimento dos catarinenses e paranaenses:

SONORA

Esse grupo de trabalho vai reunir os técnicos ambientais para estudar todas as áreas do curso do Rio Iguaçu e verificar quais seriam as melhores alternativas para minimizar os impactos das cheias”, disse Ratinho Junior.

A parceria estabelecida entre os dois estados dará mais celeridade nos processos de licenciamento e saneamento ambiental necessários para a execução das obras futuras e permitir a contratação de uma empresa para analisar os estudos que já existem e agregar novas informações que venham nortear um projeto para a execução de obras com segurança, sob o ponto de vista ambiental e de sustentabilidade.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias