Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Santa Catarina é o...

Santa Catarina é o segundo estado do Brasil e o primeiro do Sul em geração de novos postos de trabalho

Santa Catarina está no pódio da geração de novos postos de trabalho no país. Segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em janeiro de 2023 o estado criou 15.727 novas vagas com carteira assinada, ficando em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (18.663). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 9.

O estado ficou em primeiro lugar no Sul do país, além de se distanciar dos demais estados. Enquanto o Rio Grande do Sul gerou 10.073 vagas, o Paraná ficou com 6.369 – menos da metade dos empregos catarinenses.

“Santa Catarina tem uma economia diversificada, com setores relevantes como a agricultura, o turismo, a inovação e o comércio exterior. Com apoio do governo, voltamos a avançar, tanto na economia quanto na geração de emprego neste mês de janeiro. Estamos focados nos bons resultados econômicos porque é daí que vêm o trabalho e a renda para os catarinenses”, destaca o governador Jorginho Mello.

Setores e regiões

O resultado positivo para o mês de janeiro foi puxado pelo bom desempenho da indústria catarinense, especialmente de transformação, responsável por 9.352 novos postos de trabalho.

Contribuíram ainda para a geração de empregos o setor de serviços (+4.683) e da construção (+3.583). O único a ter queda foi o comércio de veículos (-3.401).

Os novos postos de trabalho impactaram em diferentes regiões do estado. No Vale do Itajaí, o bom desempenho foi puxado por Blumenau (+852) e no Norte, por Joinville (+1.330).

O destaque do mês de janeiro, influenciado também pela boa maré no comércio exterior e da movimentação portuária, está nas cidades de Itajaí e Navegantes. Ambas geraram, respectivamente, 793 e 604 novas vagas.

Chapecó ficou na liderança do Oeste, com 694 novos postos de trabalho. No Meio-Oeste, Fraiburgo despontou com a geração de 636 vagas.

Na Grande Florianópolis, enquanto São José garantiu a vice-liderança estadual, com 1.238 vagas, a Capital teve 476 novos postos criados.

Os dados do Caged referem-se à diferença entre contratações e demissões. O resultado positivo é registrado quando há mais admissão do que desligamento de funcionários, e leva em conta somente o trabalho formal, com registro em carteira.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support