Santa Catarina é o segundo estado brasileiro membro do Fórum de Belmont para pesquisas internacionais
Santa Catarina se tornou o segundo estado brasileiro a virar membro do Fórum de Belmont com a aprovação da entrada da Fapesc na entidade comprometida com o avanço de pesquisas internacionais para desenvolver ações relacionadas às mudanças ambientais no mundo.
O Fórum de Belmont reúne conselhos científicos internacionais e consórcios regionais, além de possuir 32 agências de financiamento nos seis continentes.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também faz parte da iniciativa.
Nesta terça-feira, 12, representantes da Fapesc estiveram reunidos com a diretora executiva do Fórum, Nicole Arbour, em Brasília, durante reuniões técnicas do G20 nos Grupos de Trabalho, Pesquisa e Inovação e Inclusão Financeira.
Entre as ações do Fórum previstas, estão a agenda de “Florestas Tropicais” (com lançamento da chamada em 2024) e a Agenda “Oceano II” (com lançamento da chamada em 2025).
De acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, integrar o Fórum de Belmont abre uma série de oportunidades de intercâmbio entre os pesquisadores catarinenses e seus pares em todo o mundo:
SONORA