Santa Catarina é o Estado que mais exporta embarcações no Brasil
Segundo dados do Observatório Fiesc, nos últimos 6 meses, o Estado vendeu US$ 33,0 milhões de barcos a motor para países como EUA e a Itália, mantendo o título de maior exportador do país de embarcações.
Além disso, Santa Catarina exporta para outros destinos da Europa e até Dubai. O Governo, por meio da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), está atuando para atrair mais empresas do segmento ao Estado.
O governador Jorginho Mello relembra que Santa Catarina concentra 70% da produção nacional de barcos a motor, se consolidando como o Primeiro Polo Náutico do Brasil.
Segundo ele, o Estado abriga mais de 20 empresas do mercado náutico em nosso litoral e há incentivos do Governo que movimentam o setor, como o pró-emprego e o pró-náutica.
Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, o aumento das vendas internacionais desses produtos intensivos em tecnologia contribuiu para a valorização do preço médio exportado do estado no semestre.
Santa Catarina tem crescido muito no mercado náutico e entre os fatores que contribuíram para isso estão a malha logística, a existência de mão de obra qualificada e a localização.
O setor náutico no Brasil voltou a crescer exponencialmente durante a pandemia e as previsões para os próximos anos são de fortalecimento de toda cadeia produtiva da Economia do Mar.
Repórter: Kenia Casagrande