Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Santa Catarina é escolhida...

Santa Catarina é escolhida por agência japonesa para disseminar filosofia de Polícia Comunitária do Brasil

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em audiência na tarde desta quarta-feira, 21, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). No encontro foi anunciado que Santa Catarina está entre os oito estados escolhidos para disseminar a filosofia de Polícia Comunitária no país. São três estados que contribuem para difundir esta prática – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O objetivo da visita também foi o de estabelecer parcerias por meio do Acordo de Cooperação entre Brasil e Japão. Japão é considerado modelo na filosofia de policiamento comunitário.

A parceria prevê a multiplicação da polícia comunitária no Estado, utilizando o sistema Koban, e prevê cursos de capacitação no Brasil e no país asiático. O sistema Koban tem metodologia reconhecida pela vinculação a médio e longo prazo dos policiais com as comunidades em que servem. Através da ocupação de espaços, ocorrem ações preventivas e de resolução de problemas.

No Japão, o policiamento comunitário existe há 130 anos e abrange todas as 47 províncias, por meio das bases de segurança comunitária e distrital, onde os policiais residem. 

Segundo Toshiki Yogo, representante da polícia japonesa,Santa Catarina foi escolhida pela expertise na prática de policiamento comunitário. “O Estado irá se somar aos outros e colaborar para disseminar esta filosofia em todo o território nacional”, disse Yogo.

Já o secretário declarou ter sido uma honra a escolha de Santa Catarina para contribuir na disseminação desta filosofia. “A SSP possui em sua estrutura administrativa uma diretoria – a Diretoria de Segurança Cidadã que trata especificamente desta atividade de policiamento. E este intercâmbio irá melhorar ainda mais o trabalho desenvolvida pela diretoria”, disse Grubba.

O aporte da Jica consistirá de assessoria técnica com envio de peritos de curta e longa duração, de forma a auxiliar na adaptação das técnicas de policiamento comunitário e multiplicação dessa expertise no Brasil.

A Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que polícia e comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como insegurança, criminalidade, tráfico de drogas e melhoria da qualidade de vida.

Acompanharam a audiência o secretário adjunto, delegado Aldo Pinheiro D’Avila; diretor de Segurança Cidadã (DSC), tenente-coronel PM Luiz Ricardo Duarte; diretora de Planejamento da SSP, Régia Panceri; gerente de Relações Institucionais da DSC, delegada Vanessa Corbari; capitão da PM Rafael Régis de Souza; coordenador de Projetos da Jica, Nobuyubi Kimura; representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), capitão Marcelo Nogueira da Silva, policial Civil, Luciano Ramos Ribeiro; inspetor de Polícia, Koichi Maruyama, do Japão e intérpretes.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support