Pesquisa nacional indica que municípios de SC apresentam desenvolvimento alto ou moderado
Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgada dia 31, indica que 95,6% dos municípios catarinenses apresentam desenvolvimento alto ou moderado. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo que acompanha três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. “Os números apresentados mostram que as políticas públicas do Governo do Estado estão alcançando o resultado desejado, tornando Santa Catarina um dos destaques nacionais de desenvolvimento”, relata a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.
O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Criado em 2008, o IFDM acompanha os 5.565 municípios brasileiros, utilizando exclusivamente estatísticas públicas oficiais.
Na edição anterior, 92,9% das cidades catarinenses apresentaram desenvolvimento alto ou moderado. Nenhum município do Estado apresenta índice baixo (de 0 a 0,4), apenas 4,4% possuem índice regular (0,4 a 0,6) e nove cidades estão entre as cem mais desenvolvidas do país. Concórdia lidera o ranking, seguido de Chapecó, Balneário Camboriú, Maravilha, Itajaí, Tubarão, Rio do Sul, Joinville e Brusque.
>>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998