Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Santa Catarina discute o...

Santa Catarina discute o traçado da Ferrovia Leste-Oeste

O traçado da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC), foi debatido nesta quarta-feira, 3, em reunião com o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) Bernardo Figueiredo. O objetivo foi solicitar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para que, ao chegar em Santa Catarina, os trilhos percorram o traçado da antiga Ferrovia do Contestado, nos municípios de Porto União, Canoinhas e Mafra até o Porto de São Francisco do Sul. “Pedimos que uma das alternativas a serem estudadas seja esta, para garantir o resgate do transporte ferroviário em Santa Catarina”, afirmou o secretário de Articulação Nacional, João Matos, representando o Governo do Estado.

Após exposição do engenheiro da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Ricardo Saporiti, que destacou a importância da ferrovia para o setor industrial catarinense, Figueiredo garantiu a concepção de uma malha integrada. “Não existe disputa ente Santa Catarina e outro Estado, vamos levar em consideração a quantidade de portos catarinenses e criar uma malha integrada com outras grandes ferrovias”, expressou o diretor. Conforme ele, há estudos para ligação das ferrovias Litorânea e da Integração com outras que permitirão o deslocamento de cargas para todas as regiões do País, utilizando-se a mesma bitola.

Participaram da reunião os deputados federais Marco Tebaldi, Celso Maldaner, Ronaldo Benedet e Espiridião Amin; o senador Paulo Bauer; o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; e o deputado estadual Reno Caramori.

Informações adicionais
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support