Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Santa Catarina discute em...

Santa Catarina discute em oficina construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar

O governo do Estado e a sociedade civil discutem nesta terça, 26, e quarta-feira, 27, a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional por meio da Oficina sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Também será realizado o encontro estadual preparatório para a 4ª Conferência + 2, prevista para ocorrer em Brasília em março do ano que vem. No evento nacional, é feita avaliação dos avanços da última conferência e o que precisa ser melhorado.

A abertura da oficina sobre o Sisan está prevista para as 8h45min de terça-feira, 26, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em Florianópolis. O encontro preparatório para a Conferência + 2 ocorre no Centro de Ciências Agrárias da UFSC às 18h de terça-feira, 26. No encontro, serão escolhidos os representantes que participam do evento em Brasília.

A oficina do Sisan tem por objetivo reunir os representantes do governo do Estado envolvidos com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e representantes da sociedade civil que integram o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SC) e outros conselhos como os de Educação, Saúde e Assistência Social para a elaboração de propostas a serem incluídas no plano.

Os eventos são resultado de parceria entre a coordenação do projeto de implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, o Consea/SC, a Caisan-SC, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Combate à Fome e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Estarão presentes na oficina representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além de representantes da Caisan do Distrito Federal e de Pernambuco.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, destaca que a construção do plano é fundamental para contribuir com a redução da desnutrição e para fixar o homem no campo.

O secretário executivo da Secretaria de Políticas de Combate à Fome da SST, Rodrigo Mello, ressalta que este evento é importante para a construção do plano, que deve ser construído de forma intersetorial. “Precisamos contemplar as demandas da sociedade e que sejam viáveis para o governo estadual executar”, afirma.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support