Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Santa Catarina discute adesão...

Santa Catarina discute adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis dos Santos, e o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, participaram nesta sexta-feira, 21, de uma reunião no Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), em Concórdia.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Instituto, Wolmir de Souza, e serviu para oficializar a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura na aplicação do Programa de Adequação de Micro, Pequenas e Médias Agroindústrias Catarinenses para Adesão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA).

Participaram ainda do encontro o secretário Regional de Concórdia, Paulo Pastore; secretário Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow; Deputado Estadual, Moacir Sopelsa; vice-presidente da Cidasc, Valmor Fiametti; vereadores de Concórdia, Jaderson Miguel e Artemio Ortigara e proprietários de frigoríficos de carne suína de Seara, Concórdia, Jaborá e Xaxim.

O projeto tem como objetivo padronizar e harmonizar os processos e procedimentos em plantas frigoríficas a fim de torná-las aptas para receberem a auditoria do serviço de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e adesão ao SISBI/POA.

Segundo Wolmir de Souza, tal procedimento dará agilidade ao processo já iniciado, além de permitir a adesão com custos subsidiados. Em paralelo, haverá mais um agente trabalhando na busca da qualificação e divulgação dos objetivos propostos pelo INCS.

Isenção de ICMS é mantida
O secretário da Agricultura, João Rodrigues e a secretária Regional de Seara, Gládis dos Santos, aproveitaram a passagem por Concórdia para visitar a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), onde foram recepcionados pelo presidente, Losivanio de Lorenzi.

Durante a visita, João Rodrigues, confirmou que a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para comercialização de suínos em Santa Catarina será mantida por mais 30 dias. A isenção vigente é válida até este sábado, dia 22.

Conforme o secretário, a ação é extremamente importante para o setor que precisa sobreviver para ajudar a impulsionar a economia catarinense.

O presidente da Associação, Losivanio de Lorenzi, agradeceu o empenho do Estado e salientou a importância desta prorrogação. Ele aproveitou o encontro e destacou também o otimismo dos suinocultores catarinenses quanto à reação do mercado de suínos após o anúncio da abertura do mercado do Japão para compra da carne catarinense.  De acordo com ele, a expectativa é grande para o início das exportações para um dos principais países compradores de carne suína do mundo.

Informações adicionais
Iluza Carraro
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara
Telefone:(49)8837-7430  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support