Santa Catarina discute adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis dos Santos, e o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, participaram nesta sexta-feira, 21, de uma reunião no Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), em Concórdia.
O encontro foi conduzido pelo presidente do Instituto, Wolmir de Souza, e serviu para oficializar a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura na aplicação do Programa de Adequação de Micro, Pequenas e Médias Agroindústrias Catarinenses para Adesão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA).
Participaram ainda do encontro o secretário Regional de Concórdia, Paulo Pastore; secretário Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow; Deputado Estadual, Moacir Sopelsa; vice-presidente da Cidasc, Valmor Fiametti; vereadores de Concórdia, Jaderson Miguel e Artemio Ortigara e proprietários de frigoríficos de carne suína de Seara, Concórdia, Jaborá e Xaxim.
O projeto tem como objetivo padronizar e harmonizar os processos e procedimentos em plantas frigoríficas a fim de torná-las aptas para receberem a auditoria do serviço de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e adesão ao SISBI/POA.
Segundo Wolmir de Souza, tal procedimento dará agilidade ao processo já iniciado, além de permitir a adesão com custos subsidiados. Em paralelo, haverá mais um agente trabalhando na busca da qualificação e divulgação dos objetivos propostos pelo INCS.
Isenção de ICMS é mantida
O secretário da Agricultura, João Rodrigues e a secretária Regional de Seara, Gládis dos Santos, aproveitaram a passagem por Concórdia para visitar a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), onde foram recepcionados pelo presidente, Losivanio de Lorenzi.
Durante a visita, João Rodrigues, confirmou que a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para comercialização de suínos em Santa Catarina será mantida por mais 30 dias. A isenção vigente é válida até este sábado, dia 22.
Conforme o secretário, a ação é extremamente importante para o setor que precisa sobreviver para ajudar a impulsionar a economia catarinense.
O presidente da Associação, Losivanio de Lorenzi, agradeceu o empenho do Estado e salientou a importância desta prorrogação. Ele aproveitou o encontro e destacou também o otimismo dos suinocultores catarinenses quanto à reação do mercado de suínos após o anúncio da abertura do mercado do Japão para compra da carne catarinense. De acordo com ele, a expectativa é grande para o início das exportações para um dos principais países compradores de carne suína do mundo.
Informações adicionais
Iluza Carraro
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara
Telefone:(49)8837-7430