Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Santa Catarina debate políticas...

Santa Catarina debate políticas de promoção da igualdade racial

As macrorregiões de Chapecó, Itajaí, Joinville, Joaçaba, Lages, Grande Florianópolis e Tubarão sediam as conferências regionais de promoção da igualdade racial entre 19 e 23 de agosto. Nas conferências regionais serão escolhidos os delegados e as prioridades das regiões a serem discutidas na conferência estadual, prevista para 29 e 30 de agosto em Florianópolis.

De acordo com o presidente em exercício do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa) e presidente da comissão organizadora da conferência estadual, José Ribeiro, as conferências regionais serão importantes porque os municípios vão contribuir com sugestões para a promoção da igualdade racial no Estado.

A 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial é promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o Conselho Estadual da População Afrodescendente (Cepa). A expectativa é reunir 200 participantes para debater o tema “Democracia e Desenvolvimento por uma Santa Catarina sem racismo: por um Brasil afirmativo”.

“O objetivo destas conferências é o de atender aos anseios da sociedade, buscando a integração e a promoção da igualdade racial por meio das ações de políticas públicas dos governos municipais e do Estado”, destacou o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Com base no tema central os participantes serão divididos em grupos de trabalho para tratar dos seguintes assuntos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

O debate será baseado no Plano Plurianual 2012-2015, no Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e deve integrar os vários aspectos da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Cronograma das conferências regionais:
Macrorregião de Joaçaba (19/08) – Colégio Gov. Celso Ramos a partir das 13h, localizado na Av. Santa Terezinha no: 105, Centro, Joaçaba.

Macrorregião de Chapecó (20/08) – Auditório da Câmara Municipal de Maravilha a partir das 13h, localizado na Rua 15 de Novembro no: 817, centro, Maravilha.

Macrorregião de Joinville (20/08) – Auditório Anhanguera a partir das 14h, localizado na rua Presidente Campos Salles no: 850, bairro Glória, Joinville.

Macrorregião de Lages (22/08) – Auditório da SDR de Lages a partir das 13h, localizado na BR 282, km 212, S/N, Bairro Vila Mariza.

Macrorregião da Grande Florianópolis (22/08) – Auditório da Univali campus Kobrasol, em São José, a partir das 13h (shopping Mundo Car)

Macrorregião de Itajaí (23/08) – Auditório de Direito UNIVALI Bloco D1 a partir das 13h, localizado na rua Uruguai, nº458, centro.

Macrorregião de Tubarão (24/08) – Museu Willy Zumblick a partir das 8h, localizado na Praça 7 de setembro, s/n, centro – Centro Municipal de Cultura.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3229-3753 ou 3229-3906

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support