Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Santa Catarina cria 12.050...

Santa Catarina cria 12.050 novos empregos em outubro

O Estado criou 12.050 empregos com carteira assinada em outubro, o que representa 34,4% de crescimento na geração de vagas em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado de outubro também foi 7,4% maior que o de setembro.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e foram analisados pelo setor de Análise do Mercado de Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

Na análise, pode-se obervar que nos últimos três meses, a geração de empregos em Santa Catarina vem apresentando crescimento relativo sucessivamente superior ao registrado no país e na região sul.

No acumulado do ano, pode-se contabilizar o registro de 93.474 vagas de emprego formal no Estado. Esse montante representa acréscimo de 21,2% em relação ao desempenho verificado entre janeiro a outubro de 2012. O saldo de empregos acumulados nestes 10 meses do ano é o quarto maior desde 2002, sinalizando o bom desempenho do mercado de trabalho catarinense em 2013.

Em Santa Catarina, todos os setores de atividade econômica apresentaram resultado positivo em outubro. No total de 12.050 postos de trabalho abertos, os setores que mais contribuíram foram comércio (+4.114) e serviços (+4.023) – que teve como destaque o ramo de alojamento e alimentação, com o preenchimento de 1.911 postos. Juntos, comércio e serviços responderam por 74% do total de vagas criadas no mês.

Dentre os maiores municípios catarinenses, o ranking de maior geração de empregos formais em outubro foi encabeçado por São José, com um saldo de 1.208 vagas de emprego, seguido por Joinville, com 1.013 novas vagas, e Florianópolis, com a abertura de 855 postos de trabalho. Enquanto em São José quem mais contribui com o desempenho no mês foi o setor de Serviços (+822 vagas), em Joinville e na Capital catarinense foi o setor de Comércio o maior gerador de empregos (+573 e +597 vagas, respectivamente).

Em termos de variação, o maior crescimento se deu em Caçador, que com a abertura de 482 novas vagas obteve um aumento de 2,13% sobre o estoque de empregos formais. Dentre os maiores municípios catarinenses três apresentaram desempenho negativo no mercado de trabalho: Biguaçu (-13), São Francisco do Sul (-36) e Concórdia (-135).

Em Concórdia e Biguaçu, a construção civil foi o principal responsável pelo resultado negativo. Já em São Francisco, o setor de Comércio foi quem mais pesou negativamente.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support