Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Santa Catarina conquista primeiro...

Santa Catarina conquista primeiro ouro nas Paralimpíadas Escolares

“A natação mudou a minha vida”. Essas foram as primeiras palavras da paratleta Vitória Cristina Abranges, após conquistar a primeira medalha de ouro para Santa Catarina na modalidade da natação, nos 400 metros livre, classe 8, na etapa regional 3 das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, nesta quinta, 7.

Vitória tem 14 anos e é estudante do 8º ano, da escola municipal enfermeira Hilda Anna Krich, em Joinville. A garota começou na prática desportiva em 2018, aos 9 anos, como uma brincadeira, na escolinha paralímpica (chamada carinhosamente de Cepinho), na Univille.

Com o tempo, os treinadores observaram que Vitória tinha potencial e a convidaram para treinar, visando competições futuras. Aos 12 anos, foi treinar a modalidade de natação, no Centro esportivo para pessoas especiais (Cepe).

Vitória destaca a oportunidade de estar nas Paralimpíadas Escolares, representando Santa Catarina e agradeceu a sua técnica, Camila Correa, e a todos que torceram. “Estou muito feliz em estar aqui e conquistar minha primeira medalha de ouro. Quero agradecer minha técnica Camila e as pessoas que torceram por mim. É isso. Vamos Santa Catarina”.

A felicidade e o orgulho tomavam conta da técnica, Camila Correa. “Estou muito feliz pela Vitória, pela evolução dela nos processos de treinamento. Essa medalha foi muito importante para abrirmos a competição com chave de ouro”.

Para a mãe Márcia Conceição Nunes Abranges falta palavras para expressar tamanha emoção. “É um orgulho poder acompanhá-la e ver nossa filha crescendo e conquistando os seus objetivos. Faltam palavras para expressar o que sinto nesse momento”.

Esta é a etapa regional 3 das Paralimpíadas Escolares, onde participam paratletas dos estados do: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Já aconteceram as outras duas etapas regionais, uma em Brasília e a outra em Belém.

Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, é realizada a etapa nacional com mais de 1800 paratletas das 27 unidades federativas do Brasil, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support