Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Santa Catarina busca ampliar...

Santa Catarina busca ampliar relações comerciais e de turismo com a Rússia

O secretário de Articulação Internacional (SAI) do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, e a secretária adjunta do Turismo (Setur), Catiane Seif, estarão na Rússia a partir desta quinta-feira (9) com o objetivo de atrair investimentos para o Estado e divulgar o turismo catarinense aos participantes do V Fórum Internacional dos Municípios BRICS+. No evento em São Petersburgo, farão o lançamento do Guia do Investidor de Santa Catarina (no idioma russo) para empresários e investidores.

O Guia disponibiliza importantes dados a empresários que desejam investir no Estado, tanto brasileiros como estrangeiros. Descreve, ainda, informações sobre programas de financiamentos para empresas de todos os tamanhos, das micro e pequenas empresas até as indústrias e multinacionais. O documento, que acaba de ser lançado em português, inglês, russo e, em breve, em espanhol, também será apresentado em Moscou, durante reunião com empresários da região.

“Santa Catarina é o estado onde se tem um dos maiores IDHs do Brasil, o segundo maior crescimento econômico do país, uma das maiores taxas de importação e exportação de produtos, menor taxa de desemprego, primeiro lugar em segurança, sustentabilidade social e capital humano, uma das maiores expectativas de vida do Brasil; dentre outras tantas importantes colocações frequentemente destacadas pelo governador Jorginho Mello, que o comprovam como um estado de excelência, onde o Brasil cresce. Por isso, a importância de divulgarmos este Guia na Rússia e também em outros países parceiros, para estreitarmos ainda mais as nossas relações comerciais e de turismo”, destaca o secretário Froehner, que apresentará o Guia no painel ‘Vetor latino americano: conectando os continentes’.

O Guia do Investidor pode ser baixado direto no site da Secretaria (www.sai.sc.gov.br). Ele descreve informações sobre importações e exportações, programas governamentais para o investidor, além de dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor de Santa Catarina, como indústria, economia do mar, agronegócio e portos. Também possui várias indicações de hiperlinks e vídeos informativos nas opções Clique AQUI.

Turismo catarinense

O turismo catarinense será apresentado para mais de 40 países participantes do Fórum Internacional dos Municípios BRICS+, promovendo o potencial turístico e econômico da região. Na apresentação da Secretaria, haverá um vídeo promocional ilustrando um pouco do muito que Santa Catarina tem a oferecer em termos de turismo. Ele mostrará a diversidade de pessoas, paisagens e atividades que os visitantes podem desfrutar. Desde praias deslumbrantes até trilhas nas montanhas, passando por cidades vibrantes e culturais.

Reunião em Moscou

Em reunião com o prefeito de Moscou, a Setur e a SAI buscarão oportunidades para expandir os negócios com SC e fortalecer parcerias entre os governos. Haverá também a intenção captação para o turismo MICE, que é o turismo de reuniões, incentivos, conferências e exposições em que se reúnem grandes grupos, e também atrativos para eventos internacionais.

“Uma das diretrizes do governador Jorginho Mello é trazermos para Santa Catarina eventos globais, para explorarmos não só o que temos de melhor no Estado, mas criarmos mais atrações que envolvam o estado como rota internacional. É um destino completo, com suas quatro estações bem definidas, uma economia pujante, além de termos segurança, cultura e gastronomia. É hora de divulgarmos o nosso ‘Estado de Alegria’ para o mundo. E essa participação na Rússia será um passo importante para a internacionalização de SC e sua promoção no cenário global”, enfatiza a secretária adjunta Catiane Seif, que também participará do Fórum por meio do painel “Perspectivas do turismo na nova realidade: desafios e oportunidades”.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support