Santa Catarina apresenta sua atuação internacional em evento no Distrito Federal
O papel dos entes federativos nas alianças internacionais foi ebatido nesta sexta-feira, 3, em Brasília (DF), no 2º Fórum de Gestores Estaduais de Relações Internacionais (Fórum RI 27), presidido pelo secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond. No encontro, representantes de oito Estados brasileiros e da presidência da República destacaram a importância de aproximar as estruturas dos organismos vinculados aos assuntos internacionais, bem como de manter o diálogo para acertar os novos rumos deste fenômeno que é conhecido como Paradiplomacia.
Foto: Fernanda Rodrigues / SAN
Compõem o Fórum RI 27: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina. Na reunião, ficou encaminhada a inclusão dos estados do Amapá e do Acre. Além disso, os presentes assinaram a Carta de Florianópolis, elaborada em 2015, durante a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais e 1º Fórum RI 27 e receberam o Plano de Trabalho 2016-2017. “Nosso objetivo, é dinamizar, é elevar o nível da atuação dos participantes junto aos outros países e estados internacionais”, falou o vice-presidente do Fórum RI 27 e subsecretário de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Pedro Spadale. Conforme ele, a paradiplomacia é uma alternativa ao desenvolvimento, um dos caminhos no enfrentamento das atuais dificuldades econômicas.
Outra abordagem do grupo foi relacionada aos eventos internacionais de relevância como as Olimpíadas, que contará com o Espaço Casa Brasil para exposição dos estados, bem como a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a ser realizada em outubro no Equador. As próximas reuniões do Fórum RI 27 acontecerão no início de setembro, em Salvador (BA), e em março de 2017, em Belo Horizonte (MG). Mais informações: forum27.com.br.
Brasília Cidade Internacional
A 2ª reunião do Fórum RI 27 aconteceu como programação do evento Brasília Cidade Internacional, organizada pela Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal (Assinter-GDF), com objetivo de proporcionar oportunidades de cooperação, investimentos e negócios. Nele, os entes federados e as instituições puderam apresentar suas ações aos atores internacionais, por meio dos estandes e espaços temáticos, incluindo oficinas de boas práticas.
A Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), representada pela gerente de Missões, Recepções e Eventos, Alice Heil Borba, apresentou o case “Os irmanamentos de Joinville e a atuação internacional do Governo de Santa Catarina”. O destaque foi para a instalação da Escola do Teatro Bolshoi em 2003; a instalação de diversas empresas em Santa Catarina nos últimos anos, como Siemens, BMW, Arcelor Mital, entre outras; abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense em 2013; e a certificação inédita da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) para a carne suína em 2015.
Informações adicionais para a imprensa:
Fernanda Rodrigues
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF
Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br