Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Santa Catarina apresenta resultados...

Santa Catarina apresenta resultados do Pronatec ao Ministério do Desenvolvimento

A equipe da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) apresentou nesta quinta-feira, 14, a evolução dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria em Santa Catarina para representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A reunião ocorreu no auditório da SST em Florianópolis.

Por dois anos consecutivos, o Estado ocupa a segunda posição no país em matrículas em relação ao percentual de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2012, foram 22 mil matriculados em 232 municípios e neste ano, há 39,9 mil inscritos em 284 municípios.

“Se o governo do Estado não tivesse colocado como prioridade a qualificação profissional para termos mão de obra para o mercado empresarial este volume de inscritos não existiria em Santa Catarina”, afirmou o secretário da pasta, João José Candido da Silva.

“O bom desempenho do Estado é resultado da interação entre as áreas de assistência social e do trabalho, além do debate que ocorreu com os municípios e as entidades ofertantes dos cursos”, destacou o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Muller.

O governo do Estado aderiu ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. A Secretaria realizou em outubro seis oficinas regionais com os municípios e com as entidades ofertantes para definição dos cursos do próximo ano. A expectativa é de oferecer 64 mil vagas nas 295 cidades.

Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e incluem transporte e lanche durante o período de duração das aulas.

A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social dos municípios.

A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. Em Santa Catarina os cursos do Pronatec Brasil sem Miséria são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support