Santa Catarina alinha ações com o Ministério da Agricultura para proteger o plantel avícola catarinense
Santa Catarina, em conjunto aos outros 26 estados da federação e o Distrito Federal, participou de uma reunião com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta quinta, 20, para alinhar a ação conjunta de declaração de estado de emergência zoossanitária.
Em maio, o Brasil declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. Agora, os 27 estados e o Distrito Federal farão uma ação em bloco para permitir uma resposta mais rápida em casos de novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade.
A decretação do estado de emergência possibilita a mobilização de verbas da União, a articulação com outros ministérios, organizações governamentais das três esferas e organizações não governamentais.
A adoção de todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais aplicadas para erradicação do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em aves de fundo de quintal, no município de Maracajá, no Sul do Estado, no dia 15 de julho, resultou em um trabalho célere e de êxito. Após as ações de controle na propriedade, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) consideraram encerrado o foco de Influenza Aviária.
O diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Torres Severo, reforça que as equipes estão preparadas para agir sempre que for necessário:
SONORA