Santa Catarina abre 12 mil empresas de turismo em 2023 e supera índice alcançado no período pré-pandemia
Segundo dados do Almanach, sistema de inteligência turística da Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur), de janeiro a junho, o Estado registrou a abertura de 12.302 empresas turísticas. Em 2019, período pré-pandemia, foram 10.598, um crescimento de 16%.
Florianópolis (1.738), Joinville (813), São José (665), Itajaí (589) e Palhoça (523) foram as cidades que mais criaram empresas turísticas no período de 2023.
Os Microempreendedores individuais (MEI) foram os tipos de empresas turísticas que mais registraram aberturas, seguido das microempresas. Já as categorias de alimentação e de atividades culturais, desportivas e recreativas foram as líderes de aberturas no segmento e no período.
Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina é empreendedora, principalmente na área do turismo. Segundo ele, a abertura de empresas desse segmento mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado.
O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, fala dos números e da representatividade do setor para promover Santa Catarina:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/