Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Saneamento básico e Saúde...

Saneamento básico e Saúde são temas do programa ‘Com a Palavra, o Governador’

Confira o programa semanal com Raimundo Colombo. Veículos de comunicação podem baixar vídeo e áudio



O convênio firmado entre a Casan e a Agência Francesa de Desenvolvimento para obras de saneamento básico em 12 municípios de Santa Catarina foi o tema de abertura do programa Com a Palavra, o Governador dessa sexta-feira, 2. Junto com a contrapartida do governo, o valor total do contrato chega a R$ 270 milhões.  Colombo explicou que, embora Santa Catarina seja um Estado de referência em muitos indicadores sociais, nesse setor, ainda há muitos desafios para vencer. “Com esse investimento, vamos avançar e levar mais qualidade de vida para a população. Saneamento básico também é fundamental para uma boa saúde. Nossa meta, nos próximos anos, é ampliar de forma significativa a coleta e o tratamento de esgoto no Estado com investimentos de R$ 1,5 bilhão”, afirmou o governador.

Os novos mecanismos de gestão aplicados ao setor da Saúde também foram tema da entrevista. Entre as novidades está a implantação de painéis de controle com indicadores de gestão e informações gerais tanto para a população, quanto para os profissionais. Os equipamentos vão funcionar nos hospitais, Infantil Joana de Gusmão, Regional de São José, Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. A iniciativa que prevê oferecer mais transparência a quem utiliza os serviços de saúde deve se estender às demais unidades do Estado e fornece informações como, a média de permanência do paciente no hospital, a taxa de ocupação e o número de servidores atuando em cada leito.

No encerramento do programa, o governador comentou o destaque de Santa Catarina no ranking que aponta as melhores cidades pra se viver no Brasil, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano por município. No estudo da ONU, o Estado ficou atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo. Nos três critérios centrais da avaliação: Longevidade, Renda e Educação, Santa Catarina aparece sempre nas primeiras posições e das 50 cidades brasileiras com os melhores índices, 11 são catarinenses. “Não há dúvida de que sempre podemos melhorar, mas essa estatística serve de estímulo e eleva a nossa autoestima”, concluiu Colombo.

Ouça a versão para o rádio:

{mp3}com_a_palavra/2013.08.02_com_a_palavra{/mp3}

A íntegra do Com a Palavra, o Governador está disponível no canal do governo pelo youtube e para download nas versões em áudio e vídeo.

Informações adicionais:
Francieli Dalpiaz 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail:  francieli@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5676

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support