Saneamento básico e Saúde são temas do programa ‘Com a Palavra, o Governador’
Confira o programa semanal com Raimundo Colombo. Veículos de comunicação podem baixar vídeo e áudio
O convênio firmado entre a Casan e a Agência Francesa de Desenvolvimento para obras de saneamento básico em 12 municípios de Santa Catarina foi o tema de abertura do programa Com a Palavra, o Governador dessa sexta-feira, 2. Junto com a contrapartida do governo, o valor total do contrato chega a R$ 270 milhões. Colombo explicou que, embora Santa Catarina seja um Estado de referência em muitos indicadores sociais, nesse setor, ainda há muitos desafios para vencer. “Com esse investimento, vamos avançar e levar mais qualidade de vida para a população. Saneamento básico também é fundamental para uma boa saúde. Nossa meta, nos próximos anos, é ampliar de forma significativa a coleta e o tratamento de esgoto no Estado com investimentos de R$ 1,5 bilhão”, afirmou o governador.
Os novos mecanismos de gestão aplicados ao setor da Saúde também foram tema da entrevista. Entre as novidades está a implantação de painéis de controle com indicadores de gestão e informações gerais tanto para a população, quanto para os profissionais. Os equipamentos vão funcionar nos hospitais, Infantil Joana de Gusmão, Regional de São José, Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. A iniciativa que prevê oferecer mais transparência a quem utiliza os serviços de saúde deve se estender às demais unidades do Estado e fornece informações como, a média de permanência do paciente no hospital, a taxa de ocupação e o número de servidores atuando em cada leito.
No encerramento do programa, o governador comentou o destaque de Santa Catarina no ranking que aponta as melhores cidades pra se viver no Brasil, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano por município. No estudo da ONU, o Estado ficou atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo. Nos três critérios centrais da avaliação: Longevidade, Renda e Educação, Santa Catarina aparece sempre nas primeiras posições e das 50 cidades brasileiras com os melhores índices, 11 são catarinenses. “Não há dúvida de que sempre podemos melhorar, mas essa estatística serve de estímulo e eleva a nossa autoestima”, concluiu Colombo.
Ouça a versão para o rádio:
{mp3}com_a_palavra/2013.08.02_com_a_palavra{/mp3}
A íntegra do Com a Palavra, o Governador está disponível no canal do governo pelo youtube e para download nas versões em áudio e vídeo.
Informações adicionais:
Francieli Dalpiaz
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5676