Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Sancionada lei que altera...

Sancionada lei que altera nomenclatura de cargos e escolaridade da carreira de auxiliar pericial da Polícia Científica

Foto: Divulgação / PCI

Com a sanção do governador Jorginho Mello e publicação no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 22, entra em vigor a Lei estadual nº 18.795, de 20 de dezembro de 2023, que promove alterações na Lei nº 15.156, de 2010, acerca das nomenclaturas dos cargos vinculados à carreira de Auxiliar Pericial da Polícia Científica de Santa Catarina. A partir de agora, os profissionais serão reconhecidos como agentes de perícia criminal, agentes de perícia criminal bioquímica e agentes de perícia médico-legal.

A nova legislação também promove mudança no grau de escolaridade para investidura na carreira de Auxiliar Pericial, que agora exige a conclusão de curso de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. De acordo com a perita-geral Andressa Boer Fronza, são conquistas extremamente importantes em termos de valorização profissional da categoria, que representam o atendimento a antigas demandas dos servidores e entidades de classe ligadas ao segmento.

“É mais uma grande notícia que vem coroar o ano exitoso da Polícia Científica. Retomamos neste ano o projeto e, com o apoio do governador Jorginho Mello, mobilizamos os parlamentares estaduais em torno da aprovação do pleito. Além de fazer justiça em relação à qualificação dos nossos profissionais – cerca de 95% apresentam nível superior – essas mudanças estão diretamente relacionadas ao fortalecimento da categoria no âmbito da Segurança Pública”, reconhece.

A gestora da PCISC explica que a crescente qualificação do quadro efetivo na esfera estadual provocou transformações significativas no perfil dos servidores públicos. Segundo ela, especialmente na Segurança Pública, o que torna imperativa a adequação à realidade que se apresenta. Portanto, a ação visa reconhecer essa realidade, dando nomes mais adequados aos cargos e às exigências de ingresso na carreira, valorizando o servidor e a própria instituição pericial”, conclui.

A Polícia Científica é o órgão permanente de perícia oficial de Santa Catarina. As atividades desenvolvidas pela Polícia Científica são de natureza técnica e científica, executadas nas mais diversas áreas do conhecimento, notadamente na Criminalística, Medicina-Legal, Identificação Civil e Criminal e Análises Laboratoriais Forenses.

Avatar
Escrito por:

Gabriela Farias | PCI

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support