Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Samu inaugura nova Unidade...

Samu inaugura nova Unidade de Suporte Avançado em Balneário Camboriú

Com investimento aproximado de R$ 1,2 milhão, a região da Foz do Itajaí ganha reforço no atendimento móvel de urgência do Samu, a partir desta segunda-feira, 5. Uma base para uma Unidade de Suporte Avançado (USA) será montada em Balneário Camboriú. O objetivo é ampliar o serviço durante o período de alto fluxo de turistas no Verão.

A região da Foz do Itajaí tem duas USAs em operação, instaladas em Balneário Camboriú e Itajaí, as quais atendem 11 municípios. O investimento foi realizado com recursos do Governo do Estado pela Secretaria de Saúde e implementado pela Fahece.

“Esse acréscimo de mais uma Unidade é muito importante para as nossas estruturas na região, pois o Litoral fica impactado com o aumento dos turistas durante o veraneio e o Samu é um serviço vital para o primeiro atendimento. Sempre foi a missão deste governo: regionalizar o acesso e ampliar serviços”, apontou o secretário da Saúde, Aldo Baptista Neto.

O superintendente de Urgência e Emergência, Sandro Fonseca, ressaltou a importância do início da atividade da nova USA: “Como já é tradição de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde também está se preparando para receber os turistas que procuram nosso estado para curtir suas férias. Estamos aumentando nossa capacidade de atendimento ao turista com a ativação de mais uma Unidade de Suporte Avançado para a região da Foz do Vale do Itajaí. A USA 03 reforçará o serviço de atendimento pré-hospitalar durante a temporada de verão, que já conta com outras duas USA (unidade terrestre) e o Arcanjo-03 (unidade aérea) na região”, disse.

O presidente da Fahece reforçou a parceria entre Organização Social e governo e a importância da qualificação de serviços. “Nossa missão é qualificar o serviço que prestamos em nossas unidades, com as instituições do Sistema Único de Saúde, reconhecidas pela excelência técnica e acolhimento em Santa Catarina. O Samu é uma operação de extrema importância. A Fahece tem grande orgulho de fazer a gestão deste serviço em nosso estado”, afirmou o presidente da Fahece, Michel Scaff.

“Sabemos que o aumento do fluxo de turistas acaba gerando mudanças na rotina de atendimentos no Litoral, tanto no número de ocorrências como na logística do trânsito. Com essa ampliação, vamos assegurar a melhoria no serviço para garantir o atendimento de qualidade às pessoas. Nosso propósito principal é esse: salvar vidas”, afirma o diretor de gestão da Fahece, Miguel Paulo Duarte Neto.

Desde janeiro de 2022, a parceria entre o Governo de Santa Catarina e a Fahece já garantiu mais de R$ 4,1 milhões em investimentos, atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Além disso, já foram inauguradas duas novas bases, em Videira e Chapecó, dentro do projeto de ampliação do serviço. Também estão previstas novas bases em Joinville e Florianópolis.

SERVIÇO

O quê: Inauguração da USA em Balneário Camboriú – Temporada de Verão
Quando: Segunda-feira, 5 de dezembro, às 8h
Onde: Base do SAMU em Balneário Camboriú, Rua Alameda dos Estados Policial Luiz Carlos Rosa, 25 – Bairro dos Estados

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support