Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. SAMU de Santa Catarina...

SAMU de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrências durante a Estação Verão

O verão terminou e com ele chegou ao fim a operação Estação Verão, do Governo do Estado, com ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também participou da iniciativa e organizou suas equipes e trabalhos para atender de forma mais eficiente e ágil os turistas e a população. 

Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 16 de março deste ano, o SAMU atendeu 67.864 ocorrências. A região que teve mais ocorrências foi a Grande Florianópolis, com 20.573; seguida pela Norte/Nordeste (Joinville), com 19.242; Sul (Criciúma), com 15.315; Foz do Rio Itajaí (Camboriú), com 12.734. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares e neurológicos.

Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas foi o litoral catarinense,  principalmente na da Foz do Rio Itajaí. Para reforçar o atendimento na região, o SAMU de Itapema trabalhou com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe, composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, prestará o serviço até o final de março de 2024. Além disso, a Central de Regulação de Urgências da macrorregião, passou a contar com mais um profissional médico em cada período, ou seja, com quatro médicos reguladores a mais. 

Para expandir ainda mais a cobertura do SAMU no litoral, a Secretaria da Saúde inaugurou em dezembro, uma nova USA em Navegantes. O investimento ampliou o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas. 

“Seguimos de prontidão e à disposição de toda população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para acesso aos serviços de saúde no tempo e local certos. Para isso, contamos com a auxílio do nosso núcleo de educação em urgência, redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado, pois estamos cada dia mais próximos da população catarinense, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo número de telefone 192”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.

Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes, entre Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias, motolâncias e aeronaves para salvar vidas e dar assistência necessária aos atendimentos de urgência e emergência.

Mais informações para a imprensa:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support