Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Samu chega a mais...

Samu chega a mais de 90 mil atendimentos no primeiro semestre de 2022

Fotos: Andrey Lehnemann / SES

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina atendeu 90.804 ocorrências com envio de ambulância nos primeiros seis meses de 2022. O número é cerca de 24% a mais que o do ano passado, quando foram 73.266 atendimentos no mesmo período. O relatório da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Urgência e Emergência, contemplou as Unidades de Suporte Básico (USBs) e as Unidades de Suporte Avançado (USAs) em todas as mesorregiões de saúde. O período do relatório é do primeiro dia de janeiro até o dia 19 de junho.

Em 2022, as Unidades de Suporte Avançado atenderam 3.185 casos a mais que em 2021, enquanto as Unidades de Suporte Básico registraram 14.571 ocorrências a mais.

Houve aumento nas regiões de Blumenau e Criciúma, que passaram de 11 mil para 14 mil, e principalmente na Grande Florianópolis e em Joinville, as quais passaram de 11 mil para 15 mil e 16 mil, respectivamente. A única região com menos atendimentos que no ano passado foi a de Chapecó – de 9.062 ocorrências para 8.800.

Gestão de qualidade
A gestão compartilhada entre a SES e a Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon, a Fahece, iniciou efetivamente em abril, mas desde o primeiro dia de janeiro a Fundação assumiu emergencialmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Gestão de gastos

A Fahece já apresentou a prestação de contas do contrato emergencial dos três primeiros meses, no início deste mês de junho. O valor pago pelo Estado para o Samu nestes primeiros meses foi de R$ 32,9 milhões. A operação para a fundação custou, no entanto, menos que o valor projetado – o que fez com que fossem devolvidos R$ 12,5 milhões para Santa Catarina. Quase 40% do que foi pago.

O contrato de gestão compartilhada entre Fahece e SES prevê justamente isso: o que não for usado, é devolvido para a população.

Atualmente, o Samu de SC conta com 95 Unidades de Suporte Básico e 23 Unidades de Suporte Avançado. Nas USBs, há um motorista socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto, nas USAs, há um médico, um enfermeiro e um motorista socorrista. O Samu de SC é o único da região sul do país a cobrir 100% da população. O serviço é gratuito, via SUS.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support