Salto Veloso sedia sexta reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

Prefeitos, presidentes dos legislativos municipais e representantes da sociedade civil organizada estarão mobilizados na próxima sexta-feira, 23, às 17h30, no Auditório da Câmara de Vereadores de Salto Veloso, para a realização da sexta reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional, e quinta realizada de forma descentralizada. Para o secretário e presidente do Conselho, Dorival Carlos Borga, serão mais de dez projetos em votação. “Além da votação de importantes projetos para a região, a reunião do Conselho contará com a divulgação da campanha anti drogas que está sendo desenvolvida pelo Estado de Santa Catarina”, afirmou.
A reunião do conselho contará com aproximadamente dez projetos voltados para aprovação de pré-enquadramentos no Programa de Fomento à Produção Agropecuária, da Secretaria de Estado da Agricultura, que atende produtores de Videira, Tangará e Arroio Trinta. São mais de R$ 180 mil do Governo do Estado destinados para essas finalidades.
Ainda em votação seguirá o projeto piloto em Comunidades Rurais Digitais e Inclusão Digital, beneficiando o município de Pinheiro Preto. O projeto, no valor de R$ 479 mil, é uma ação prevista no programa SC Rural, por meio do projeto Beija Flor. A proposta é criar um sistema de projeto piloto de comunidades rurais digitais em municípios catarinenses, disponibilizando acesso às informações e a internet a uma parcela significativa da população, democratizando o acesso, em especial na área rural.
Última reunião do CDR foi realizado no município de Pinheiro Preto
O município de Pinheiro Preto foi um dos contemplados no projeto piloto para usufruir da infraestrutura de conexão de internet, juntamente com mais dez municípios catarinenses. O Estado de Santa Catarina viabilizou todos os equipamentos e licenças necessárias, devendo o município negociar junto aos proprietários para cessão do local onde será afixado as torres e antenas, além da abertura das estradas e o fornecimento de energia elétrica, quando houver necessidade.
Segundo o gerente de agricultura da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), Mauro Santini, o projeto precisa de aprovação do Conselho de Desenvolvimento Regional. “O projeto técnico já foi elaborado, aguardando o parecer do Conselho para seguir com a aprovação dos recursos, aquisição dos equipamentos e efetiva implantação. Com certeza a comunidade será a grande beneficiária desse programa”, finalizou.
Drogas – Não dá mais para aceitar
A campanha estadual desenvolvida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que tem como lema “Drogas – Não dá mais para aceitar” será divulgada durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Além do secretário Dorival Carlos Borga vestir a camisa da campanha, a iniciativa será proposta para todos os prefeitos da região. Segundo Borga o objetivo é difundir a iniciativa. “O problema de drogas não é só de segurança pública, mas é também de educação e saúde. Precisamos todos engajados para acabar com esse mal que afeta a nossa sociedade”. Além de camisetas da campanha entregue aos prefeitos, serão distribuídos adesivos da iniciativa para todos os presentes.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}