Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Sala de Apoio à...

Sala de Apoio à Amamentação da Maternidade Darcy Vargas recebe credenciamento do Ministério da Saúde

Na próxima quinta-feira, 12, será realizado o credenciamento da Sala de Apoio à Amamentação do Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, junto ao Ministério da Saúde. Na mesma cerimônia, nove dos 13 bancos de leite humano do Estado receberão um certificado de excelência pelo cumprimento dos requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano.

As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa onde a mulher  pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, mais tarde, oferecê-lo ao seu filho. O leite retirado é identificado e mantido sob refrigeração controlada até o fim do dia, quando pode ser levado para casa ou doado. (Nota Técnica Conjunta nº 01/2010 Anvisa e Ministério da Saúde)

Essa ação faz parte da estratégia de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, do Ministério da Saúde, que consiste em criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e de seu bebê, trazendo benefícios diretos para a empresa e para o país.

O leite materno é o alimento ideal para as crianças pequenas, e sua utilização está relacionada a uma redução da desnutrição e da mortalidade infantil. Os Bancos de Leite Humano, mais do que simples fornecedores de leite materno, são elementos importantes e estratégicos da política em favor da amamentação. Eles fazem parte da recém-aprovada Política Nacional de Atenção Integral à Saúdeda Criança e Aleitamento Materno, sendo contemplados na estratégia Rede Cegonha, que expande e qualifica a assistência prestada às gestantes e aos bebês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Santa Catarina, há 13 bancos de leite (dos quais seis estão em hospitais do Estado) e quatro postos de coleta cadastrados na Rede BLH. Em 2014, quase 73 mil mulheres catarinenses foram atendidas, das quais 5 mil doaram cerca de 8 mil litros de leite humano que beneficiaram 6,3 mil recém-nascidos doentes ou prematuros.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-8820 / 99113-6065