Saiba quais são as iniciativas e atribuições dos 59 bibliotecários em atuação na rede estadual
Descrição do áudio:
No início do ano letivo, o Governo de Santa Catarina contratou uma equipe de bibliotecários, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais para atuar de forma inédita na rede estadual de ensino.
No caso dos 59 bibliotecários, o objetivo é qualificar o trabalho tanto em bibliotecas quanto em salas de leitura e acervos das 1.053 unidades.
O trabalho dos profissionais inclui suporte às escolas em ações como incentivo à leitura e contação de histórias, orientação para organizar e preservar os livros e escolha de livros didáticos para as escolas.
Uma das bibliotecárias da Secretaria estadual da Educação, Juliana Fachin, conta um pouco sobre as ações desenvolvidas:
SONORA
Na regional de Timbó, por exemplo, está sendo organizado um Sarau Literário, com estudantes do 1º ao 9º ano. Eles foram convidados a declamar um poema. O objetivo é desenvolver o gosto dos alunos pela literatura.
Outro projeto com a participação dos novos bibliotecários é o das “Pílulas Literárias”, em que cada unidade recebe nas próximas semanas uma caixa com frases escritas em pílulas de papel, para estimular os alunos a interagirem com toda a produção.
A bibliotecária Caroline Santos de Cisne ressalta que também está sendo criada uma rede estadual de bibliotecas:
SONORA
Duração: 2 min 00 seg
Apresentação: Marcos Lampert
Técnica: Marcos Lampert
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com