Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Sábado foi de muitas...

Sábado foi de muitas medalhas nos Parajesc

Dia ensolarado e um clima perfeito para comemorar a tão sonhada vitória e a cobiçada medalha nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) neste sábado, 3, em Itajaí. As provas no atletismo deram um brilho todo especial à competição e a pista sintética foi um espaço democrático para todos: desde aos mais graduados, como o campeão brasileiro de salto em distancia Airton Arnoldo, do Colégio Cedup, de Blumenau, nos 100 metros para cegos, ao estreante e último lugar nos 100 metros para deficientes intelectuais, Denílson dos Santos, da Escola Estadual Rui Barbosa, do município de Formosa do Sul.

Entre centenas de atletas, os dois estudantes personificaram o que são os Parajesc: um evento para todos. Airton entrou na prova dos 100 metros como favorito depois de ter conquistado quatro medalhas de ouro nos Parajesc do ano passado. Ao cruzar a linha de chegada da pista sintética de Itajaí só fez confirmar o favoritismo: 1º lugar. “Espero repetir este ano o que fiz em 2012 quando fui campeão no salto em distância nas Paralimpíadas Escolares  em São Paulo representando Santa Catarina”, disse o campeão.

Já Denílson dos Santos foi o último lugar em sua prova: os 100 metros para deficientes intelectuais na faixa etária dos 12 a 13 anos. “È a minha primeira vez e gostei de participar disto aqui”. De fato, só em participar da prova, para ele, que começou no atletismo há cerca de um mês, já foi uma vitória.

Entretanto, o que chamou atenção na participação de Denílson foi seu uniforme: ao invés de calção, como os demais, uma calça moletom preta, sapa-tênis nos pés e a carteira porta-cédula presa à cintura. O cabelo? Estilo Cascão, idêntico ao que o craque Ronaldo usou na Copa de 2002. Ao largar na prova a carteira caiu no chão, o que não foi empecilho para que o garoto continuasse até o fim. Ao cruzar a linha de chegada bateu o desespero: “minha carteira, minha carteira!”. Só ficou aliviado quando uma árbitra lhe entregou o objeto que procurava.

A sexta-feira, 2, foi marcada pelas disputas da natação e neste sábado, 3, além das provas do atletismo o segundo e penúltimo dia dos Parajesc, foi caracterizado pelas disputas na bocha paralímpica e tênis de mesa, além de atividades como treinamentos/exibição de futebol sete, tênis de cadeira de rodas e vôlei sentado. Neste domingo, 4, os Parajesc se encerram com as últimas provas do atletismo e a da bocha paralímpica.

Os Parajesc iniciaram quinta-feira, dia 1º, com a participação de 416 paratletas representando 59 municípios e 215 escolas e são organizados pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí. Os campeões representarão a seleção de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares a serem realizadas de 25 de novembro a 1º  de dezembro em São Paulo.

Informações adicionais
Antonio Prado
(48) 9696-3045

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support