ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Sábado é dia de...

Sábado é dia de mais uma etapa do Celesc Voluntária na creche de São José

Neste sábado, 19, ocorre mais uma etapa do Celesc Voluntária no Centro de Educação Infantil Frei Antônio (CEIFA), creche localizada no bairro Colônia Santana, em São José. A primeira ação de voluntariado foi realizada no começo deste mês, quando 70 funcionários da Celesc reuniram-se em mutirão para uma reforma geral da creche. A instituição, que atende diariamente mais de 300 crianças, não tem recursos para recuperar sua infraestrutura.

Funcionários da Celesc na primeira etapa do projeto

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Além de pintar as salas de aula, os funcionários da Celesc colocaram, na primeira fase da reforma, calçadas novas e trocaram o piso das salas, que apresentavam buracos e desníveis no chão – em duas delas, o chão estava deteriorado, em virtude da água acumulada a cada chuva no local. Nesta segunda etapa, serão feitos os acabamentos finais e a correção de todo o sistema elétrico da creche.

Os professores e pais dos alunos também aderiram ao mutirão. A professora Maria Lúcia Ribeiro, do Pré-I, foi uma das que colocou a “mão na massa” e relata o que ela e outros colegas costumavam fazer para contornar a situação precária das salas de aula: “Nós colocávamos papel colorido, tapetes e os trabalhinhos das crianças nas paredes para tapar as manchas e as irregularidades. O problema é que, muitas vezes, em dias de chuva, nós chegávamos às salas e os trabalhos deles estavam todos no chão, úmidos, deteriorados; caía tudo”.

Com a reforma, a professora Sirlene Nascimento, do Pré-II, nota que as melhorias vão além das condições estruturais da creche: “As crianças vão estudar em um ambiente mais saudável, as salas vão clarear, todos terão um novo ânimo, não apenas as crianças, mas também os professores e funcionários”.

A diretora do CEIFA, Patrícia Estevão, ressalta que a importância da parceria com a Celesc vai “além do apoio, do trabalho voluntário e do material”. Ela observa que o projeto está promovendo o conhecimento interno do espaço, o que, para ela, “vem a somar todos os sentidos”.

Além da Grande Florianópolis, o programa foi estendido para as cidades de Calmon, Criciúma, Itajaí, Joinville, Mafra e Tubarão, por meio das agências regionais da Celesc. No futuro, a proposta é que a campanha seja ampliada a todas as 16 regionais na área de concessão da empresa. Mais de 200 empregados já aderiram à causa, que irá beneficiar cerca de 500 pessoas nas comunidades envolvidas.

Veja as demais entidades contempladas pelo Celesc Voluntária:

Cidade

Instituição

Data da ação

Tubarão

Comunidade Terapêutica Reconstruir Vidas – atende 30 moradores de rua com dependência química.

Reforma realizada em 28 de setembro

Criciúma

A Regional selecionou dois asilos para prestar apoio: a Casa de Repouso Vó Marina e o Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer.

Casa de Repouso Vó Marina –  19 de outubro

Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer – previsão para novembro

Joinville

Lar do Idoso Betânia – atende 45 idosos.

26 de outubro

Mafra

Escola Municipal de Educação Básica General Osório – atende cerca de 60 alunos, entre educação infantil e ensino fundamental.

Previsão para a primeira quinzena de novembro

Calmon

A Regional Celesc de Videira ainda irá definir qual entidade será beneficiada. O município de Calmon foi escolhido por apresenta um dos menores IDHs do estado.

Previsão para a primeira quinzena de novembro

Itajaí

A equipe acaba de ingressar no projeto e ainda irá definir qual entidade será beneficiada.

Previsão para a primeira quinzena de dezembro

 

Serviço
O quê: Ação de voluntariado no Centro de Educação Infantil Frei Antônio (CEIFA)
Quando: Dia 19/10 (sábado), das 9h às 17h
Onde: CEIFA – Rua Ivo José de Souza, 36 – Bairro Colônia Santana – São José (SC).

Mais informações: 
Assessoria de Comunicação Celesc – 48. 3231-6228/6226
comunica@celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support