Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SC- 442 entre Cocal...

SC- 442 entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça será revitalizada

assinatura de ordem de servico 20140826 1740970819

A rodovia estadual SC-442, que liga o município de Cocal do Sul e o distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, será revitalizada. Por meio de uma parceria público-privada entre a empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos e o Governo do Estado, serão investidos mais de R$20 milhões de reais nos quase 11 quilômetros de rodovia.

A ordem de serviço foi entregue na manha desta segunda-feira, 25, em Cocal do Sul. Os estudos topográficos para iniciar as obras serão realizados no dia 1º de setembro e o prazo de término é de até 18 meses.

A empresa é uma das principais interessadas no projeto. Os recursos vêm do desconto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Esse tipo de convênio já foi realizado em outras obras, com outras empresas no Estado. O resultado tem sido positivo”, afirma o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller. A empresa foi a responsável pelo processo de licitação e é encarregada também pela condução das obras durante a execução da obra, com a supervisão e apoio do Deinfra.

“Em projetos como esse, ganha o Estado e ganha também a iniciativa privada. Já havia sido feito o projeto, tinha licença ambiental e toda a parte burocrática em dia, faltava apenas o recurso financeiro. A parceria com a empresa foi fundamental para a concretização desse projeto”, salienta o presidente do Deinfra. 

A vencedora da licitação para a execução da obra foi a Setep Construções S/A. de Criciúma. Já a vencedora da licitação para fiscalização dos trabalhos é a CEAL – Consultoria em Engenharia e Assessoria Ltda., de Florianópolis.

A pavimentação da SC -442 vem ainda desafogar o trânsito na área central, principalmente, de Cocal do Sul. “Dos veículos que transitam todos os dias pelo município, 58% são de carga e 19% de transporte de trabalhadores, ou seja, são quase 80% voltados somente para negócios” exemplifica Meller. “Só no centro de Cocal do Sul circulam aproximadamente 150 caminhões pesados”, completa.

“A pavimentação é importante não apenas para os dois municípios mas também para toda a região”, finaliza o secretário regional, João Fabris.

Texto e fotos: Diego Colombo

{article Ioton Anselmo Pereira Neto – SDR Criciúma}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support