Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Risco ambiental de agrotóxicos...

Risco ambiental de agrotóxicos é tema de cursos e ciclo de palestras na Udesc Lages

Começou nesta segunda-feira, 27, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, o 1º Ciclo de Palestras Sobre Avaliações de Risco Ambiental de Agrotóxicos: Práticas Correntes e Novos Desafios. O encontro seguirá até sexta-feira, 31, no Auditório da Produção Vegetal.

O evento é organizado pelo Laboratório de Ecologia do Solo da Udesc Lages, pela Udesc Oeste e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os participantes, estão pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes de doutorado e pós-doutorado, técnicos que desenvolvem atividades de pesquisa na área ou que estão ligados às questões de certificação de agrotóxicos no Brasil.

Na programação, estão palestras de quatro pesquisadores internacionais. Da Holanda, participam os professores Theo Brock, da Universidade de Wageningen, e Robert Lutik, do Instituto Nacional para Saúde Pública e Ambiente (RIVM). Os outros dois palestrantes são Silvia Pieper, da Agência Federal do Ambiente (UBA), da Alemanha, e José Paulo Sousa, professor da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

De acordo com o coordenador do evento, Osmar Klauberg, o objetivo é trocar experiências e disseminar conhecimento. “O encontro é bastante dinâmico e serão apresentadas definições de conceitos e novas ferramentas, que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores das comissões que fazem parte da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA)”, diz ele.

Segundo Klauberg, este é um dos primeiros cursos do País a tratar do assunto: “No Brasil, do ponto de vista ecológico, é preciso fomentar mais as pesquisas e oferecer ferramentas aos pesquisadores da área”.

Programação

Durante os cinco dias de evento, as palestras abordarão os seguintes temas: avaliação de risco ecológico de agrotóxicos no espaço europeu; os novos desafios na avaliação de risco de agrotóxicos – o que vai mudar nos critérios de avaliação dentro do espaço europeu; avaliação de risco para artrópode não alvo (incluindo polinizadores); avaliação de risco para organismos aquáticos e avaliação de risco para aves e mamíferos.

Nos cursos, serão apresentados estudos de casos com avaliação de risco para diferentes compartimentos e/ou receptores ecológicos: organismos do solo, insetos polinizadores e de controle biológico, sistemas aquáticos, aves e mamíferos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-913

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support