Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Revista Fapesc ganha versão...

Revista Fapesc ganha versão bilíngue e amplia divulgação do ecossistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação no exterior

Essa é a segunda edição da revista de divulgação científica, tecnológica e de inovação de SC

Agora a Revista Fapesc – Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina está disponível também em inglês. No site da publicação todas as reportagens estão traduzidas e podem ser compartilhadas, um passo importante para ampliar a divulgação do expressivo potencial do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina.

Para apresentar a novidade, a versão impressa da segunda edição, lançada em dezembro de 2022, publica a reportagem bilíngue: “Formação profissional para o mercado de tecnologia”, da jornalista Milena Nandi, com tradução de Luana Nunes. A matéria sobre o Entra21, um dos maiores programas de capacitação em tecnologia de Santa Catarina, apresenta também os dez profissionais mais procurados na área, e dados do setor, como número de empresas, faturamento e colaboradores, por região do Estado.

“A segunda edição da Revista Fapesc é a consolidação de um projeto de divulgação do ecossistema catarinense de CTI. Queremos e estamos levando até a população do Estado o que é produzido por nossos pesquisadores e inovadores. São bons exemplos que precisam ser disseminados. A cada edição vamos apresentar algo novo, como a matéria bilíngue e o encarte voltado ao público infantil, presentes nesta publicação”, comemora a assessora de comunicação da Fapesc, Francieli Oliveira.

Foco catarinense

A Reportagem Especial, da edição número dois, reúne duas paixões catarinenses: maçãs e tecnologia. A matéria demonstra como o uso de inovações tecnológicas são capazes de impulsionar o cultivo de maçãs em Santa Catarina, garantindo mais competitividade e rentabilidade. 

Para conhecer os projetos bem-sucedidos realizados no Estado, considerado o maior produtor de maçãs do Brasil, a jornalista Gisele Krama visitou empresas e pomares nas cidades de São Joaquim, na Serra; Caçador e Fraiburgo, no Meio-Oeste, para conhecer o trabalho de produtores catarinenses que apostaram nessa ideia.

Conteúdo didático

Para simplificar temas atuais, a Revista Fapesc conta com conteúdos didáticos, como a seção Fapesc Explica, que apresenta terminologias corriqueiras do universo da inovação e tecnologia. Nesta edição, o jornalista Maurício Frighetto explica o importante papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), projetados para conectar Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), empresas, governos e sociedade.

Tecnologia e Inovação

Com 92 páginas e edição da jornalista Nanda Gobbi, a publicação de dezembro traz outras iniciativas bem-sucedidas de pesquisadores e empreendedores catarinenses, como os projetos premiados dos estudantes da Oficina de Robótica da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó, no Oeste; o trabalho dos paleontólogos da Universidade do Contestado (UNC), que descobriram uma nova espécie de dinossauro brasileiro; e o estudo pioneiro sobre o cultivo do lúpulo no Brasil, desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entre outras reportagens.

Visual moderno

O projeto gráfico colorido e elegante é assinado pela designer Gabriela Garcia Cera, com diagramação de Ana Sofia Carreço de Oliveira e Luiz Fernando Filho. A produção audiovisual tem assinatura de Caroline Westerkamp Costa. São vídeos para divulgação de cases, editais de chamada pública e programas da Fapesc.

25 anos de apoio à ciência, tecnologia e inovação de SC

Editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Revista Fapesc – Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina integra as ações de comemoração dos 25 anos da Fapesc, celebrados dia 9 de janeiro de 2022. O objetivo da publicação é divulgar e valorizar a produção científica e tecnológica catarinense.

“Os pesquisadores, gestores, empreendedores e inovadores de Santa Catarina são exigentes e dinâmicos. Na Revista Fapesc, vocês irão conhecer histórias inspiradoras e pessoas engajadas, comprometidas e inovadoras, que mudaram suas realidades, seu entorno e  suas regiões, fazendo a diferença e alcançando resultados de impacto”, afirma o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. 

Com uma tiragem de 10 mil exemplares, a segunda edição conta com distribuição gratuita, destinada aos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina (IES), empreendedores dos Centros de Inovação, gestores da política de ciência e tecnologia e público em geral, que pode solicitar o envio de exemplares.

Atrelada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), do Governo do Estado de Santa Catarina, a Fapesc é o órgão estadual responsável por fomentar, incentivar e fortalecer o ecossistema catarinense de CTI.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support