Reunião na ADR de Ibirama discute constantes quedas de energia
Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 17, na Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, discutiu as constantes quedas de energia no Alto Vale que acabam gerando prejuízos econômicos. O evento, organizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama (Sinduscon), em parceria com a ADR, contou com a presença de representantes da Celesc, prefeitos e dezenas de empresários.
O prefeito de Dona Emma, Nerci Barp, explica que na cidade a agricultura vem sendo um dos setores mais afetados. “O agricultor de modo geral sempre capricha e não planta nada perto da rede, mas quando ocorrem essas trovoadas, quem seca fumos nas estufas acaba perdendo tudo quando falta energia, então o prejuízo é sempre muito grande. Por isso, estamos aqui para cobrar principalmente uma lei que regulamente o plantio próximo a rede”, disse.
O secretário da ADR de Ibirama, José Adálcio Kriger, ressaltou que o problema com a falta de energia, principalmente durante o verão, é recorrente e parabenizou os empresários por participarem da reunião e buscarem uma solução conjunta com a Celesc e que mais tarde vai beneficiar a comunidade de todos os municípios.
No encontro, o gerente regional da Celesc, Manoel Arisoli Pereira, esclareceu que, de modo geral, as faltas de energia ocorrem apenas no verão ou quando há temporais. “Fora isso não há qualquer problema de suprimento de energia em nenhuma região do Vale do Itajaí, mas o que vem ocorrendo é uma somatória de diversos fatores”, comentou.
Ele explicou que os temporais têm ocorrido quase que diariamente desde o dia 15 de dezembro do ano passado, e com maior intensidade do que em relação a anos anteriores. Outro problema, de acordo com Manoel, seria a falta de regulamentação no Brasil para o plantio de árvores exóticas. “Isso tem nos causado sérios problemas. Desde maio estamos com sete homens apenas limpando rede no Vale Norte para tentar amenizar. Mas tem um projeto tramitando na Assembleia Legislativa que regulamenta as distâncias do plantio de árvores em relação à rede de energia”, disse.
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama