Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Reunião entre Estado e...

Reunião entre Estado e lideranças de Polos Regionais da Acate fortalece ecossistema de tecnologia em Santa Catarina

Para fortalecer a articulação do Governo do Estado com a área de inovação e tecnologia de Santa Catarina, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou de uma reunião nesta quarta-feira, 8, com lideranças do setor, na sede da Acate, em Florianópolis. O encontro tratou sobre parceria entre empresas de tecnologia e inovação, alinhamentos e planejamentos para este ano.

O secretário ministrou a palestra “Por que investir em inovação?”. Em sua fala, ele destacou as vantagens em inovar. “Inovação melhora a vida dos empreendedores, das pessoas em geral e é um dos pilares do desenvolvimento. Gera oportunidade, gera renda, gera melhores perspectivas”, relatou.

O secretário também trouxe o exemplo de Israel , que alcançou grande desenvolvimento na área tecnológica. Atualmente, a região tem a maior concentração global de startups per capita e é líder global em tecnologias avançadas. “ O sucesso do país na área tecnológica seve como benchmarking para construir as políticas públicas favoráveis para o setor em nosso estado”, destaca.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

:: Mais fotos no álbum

Fett ainda ressaltou a importância de construir políticas públicas em conjunto com representantes do setor. “Esta construção deve ser feita com pessoas que sentem as necessidades do dia a dia. Temos que construir ações conectadas que gerem impactos na prática, assim teremos resultados”, concluiu.

A proposta da nova Secretaria, idealizada pelo governador Jorginho Mello, também é buscar aproximação com os ecossistemas de tecnologia e viabilizar de forma descomplicada a geração de demandas do estado para as startups, visando estimular o desenvolvimento e facilitar a vida das pessoas.

Participaram do evento representantes de 10 polos de inovação. Estas instituições somam forças com entidades do setor e marcam presença no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis, no Oeste, na Serra, no Norte e no Sul. Cada polo tem suas particularidades e diferentes formas de atuação, é composto por pessoas engajadas, que trabalham para gerar novos negócios e empregos.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Em Joinville, por exemplo, as ações da Acate são coordenadas pela parceira Softville. O município do Norte ocupa o sétimo lugar entre os principais polos de tecnologia do Brasil com relação ao faturamento médio das empresas do setor. A vocação empreendedora e industrial de Joinville — característica herdada de seu forte segmento eletro-metal-mecânico — tem se transformado com a ascensão do setor de tecnologia nos últimos anos e o surgimento de programas, eventos e várias startups.

Segundo o vice-presidente de relacionamento da Acate, Diego Brites Ramos, a ideia do evento é aumentar ainda mais a visibilidade ao ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. “Nosso propósito é impulsionar este setor no estado. Esta oportunidade de estar com o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, e ele se colocar à disposição para fazer esta construção em conjunto, é muito importante para que todo este plano tenha êxito no futuro”, avalia.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support