Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Reunião dos secretários de...

Reunião dos secretários de Segurança Pública em SC reforça integração entre Estados e elenca diretrizes

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina sedia nesta sexta-feira, 15, a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro ocorre no CentroSul, em Florianópolis, organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC) dentro da programação do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname).

Pela manhã, houve a apresentação do Secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Sarrubbo. Ele propôs a criação de um grupo de trabalho nacional na Senasp com o Consesp para melhorar a articulação junto aos recursos do Fundo Nacional de Segurança com os Estados. O secretário afirmou que busca avanços e resultados na área, além do diálogo com os Estados.
“Aqui os secretários de Segurança de todo o Brasil travam um diálogo que é fundamental na construção de diretrizes seguras para a segurança de todo o País de norte a sul. Há uma conjugação de esforços para se elevar o patamar da segurança no Brasil através dessa troca de experiências, ações e sugestões no campo legislativo”, ressaltou o secretário nacional de Segurança Pública.

Ainda pela manhã, houve a eleição do novo presidente do Consesp. O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, foi eleito por aclamação. Avelar é delegado da Polícia Federal. Ele terá como vice-presidente do Consesp o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, que é delegado da Polícia Civil.

“Precisamos dar voz aos profissionais da segurança pública, que conhecem as peculiaridades de cada região desse País e o que precisa ser feito para melhorar a segurança pública da comunidade. Então, somar os esforços com todo esse espírito de integração com o governo federal”, afirmou o presidente eleito do Consesp, Sandro Avelar.

O encontro do Consesp se estenderá durante à tarde desta sexta-feira.

Santa Catarina é referência

Anfitriã, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina classificou o evento no Estado como importante para simbolizar ainda mais a condição catarinense como referência na área no País.
“Por ser Santa Catarina o estado mais seguro do País, resolveu então o Consesp estar reunido aqui para buscar experiências, a maneira como é gerida a segurança no Estado e a forma como o governador instituiu, dando condições para as forças de Segurança em um processo de integração e inteligência para cada vez mais baixarmos os números da criminalidade”, assinalou o secretário-adjunto da Segurança Pública de SC, Flávio Graff, que representou o secretário de Segurança Pública, Sargento Lima, o qual não pode comparecer por questões de saúde.

Consesp

A reunião do Consesp em SC conta com a presença de 24 Estados e do Distrito Federal. Paralelamente à reunião do Consesp, acontecerá um encontro dos chefes de inteligências das Secretarias de Segurança Pública.

O Consesp reúne todos os secretários de Segurança Pública dos estados da federação. Entre as suas missões estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e também propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

O Consesp também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.

Diogo Vargas
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC)
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support