Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Reunião discute Exercício de...

Reunião discute Exercício de Ação Humanitária que será realizado em Palhoça, Santo Amaro e Águas Mornas

Foto: Helena Marquardt/ Ascom

Representantes da Defesa Civil, Assistência Social, Mulher e Família, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Científica, Brigada de Infantaria Motorizada do Exército e Força Aérea Brasileira se reuniram na tarde desta segunda-feira, 5, na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, para discutir a realização de um exercício de Ação Humanitária que acontecerá em Palhoça, Santo Amaro e Águas Mornas. O objetivo é que todos estejam mais preparados para atuar diante de uma tragédia como enxurrada ou enchente.

No exercício, que será realizado de 24 a 28 de julho, cada órgão vai resolver situações hipotéticas, mas que muitas vezes acontecem durante um desastre como dificuldades de mobilidade e comunicação, transporte de pacientes, resgate de pessoas ilhadas, abertura de abrigos, entre outras.

Mais reuniões para tratar do exercício serão realizadas nas próximas semanas, assim como um simpósio para apresentação da capacidade de atendimento de cada órgão diante de uma possível situação de calamidade.

Atualmente Santa Catarina é o estado que apresenta a maior variação climática do país e o histórico de ocorrências demonstra que os órgãos devem estar preparados e articulados para atuar em situações de crise onde ações imediatas são fundamentais para salvar vidas e proteger a população. Os municípios sede foram escolhidos por terem passado recentemente por eventos climáticos.

“A Assistência Social é sempre uma das primeiras a chegar numa situação de calamidade ou emergência e uma das últimas a sair porque o trabalho com os atingidos continua por dias, meses e anos, então entendemos a importância desse esforço conjunto de preparação teórica e prática para garantir o atendimento integral, seja na segurança física ou acesso aos direitos”, comenta a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornelles.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support