Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Reunião discute ações para...

Reunião discute ações para garantir que crianças e adolescentes sejam levados para exames em casos de violência

Integrando ações da campanha Fio Laranja, lançada pelo Governo de Santa Catarina e que busca prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família se reuniu nesta tarde, 24, com representantes da Polícia Científica, representantes da Secretaria da Segurança Pública, Promotoria de Justiça e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares  para  discutir ações que garantam que vítimas de violência tenham acesso a exames periciais que possam comprovar o crime.

Hoje a cada registro de Boletim de Ocorrência denunciando algum tipo de violência contra crianças e adolescentes, uma guia para o exame pericial junto à Polícia Científica é gerada, mas muitas vezes a vítima acaba não realizando o exame, em alguns casos até por negligência dos responsáveis legais ou outros motivos. “Só de janeiro do ano passado até agora, mais de mil crianças e adolescentes deixaram de passar pelo exame, o que contribui para que essa violência não seja punida e acabe se perpetuando” comenta o coordenador técnico estadual do Sistema de Informação para Infância e Adolescência Módulo Conselho Tutelar, Maicon Medeiros.

Ele explica que as reuniões integrando secretarias de Governo e outros órgãos têm o objetivo de construir um fluxo de trabalho onde todos os Boletins de Ocorrência envolvendo crianças e adolescentes sejam encaminhados para o Conselho Tutelar do município da vítima, principalmente e com maior celeridade, envolvendo casos de violência sexual. Desta forma, o Conselho Tutelar local poderá diligenciar atendimentos e encaminhamentos para garantir que os exames das perícias médicas por situação de violência, sejam realizados.

 “O Estado de Santa Catarina está mobilizado para que o abuso de crianças e adolescentes não seja mais uma realidade. A constatação do crime e punição do autor é uma forma também de prevenir futuros abusos”, finaliza.

Campanha Fio Laranja

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em conjunto com outras pastas, lançou no dia 18 de maio, a campanha Fio Laranja para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é promover ações ao longo de um ano para conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de todos em proteger as crianças e adolescentes catarinenses.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Helena Marquardt
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support