Reunião discute ações para garantir que crianças e adolescentes sejam levados para exames em casos de violência
Integrando ações da campanha Fio Laranja, lançada pelo Governo de Santa Catarina e que busca prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família se reuniu nesta tarde, 24, com representantes da Polícia Científica, representantes da Secretaria da Segurança Pública, Promotoria de Justiça e Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares para discutir ações que garantam que vítimas de violência tenham acesso a exames periciais que possam comprovar o crime.
Hoje a cada registro de Boletim de Ocorrência denunciando algum tipo de violência contra crianças e adolescentes, uma guia para o exame pericial junto à Polícia Científica é gerada, mas muitas vezes a vítima acaba não realizando o exame, em alguns casos até por negligência dos responsáveis legais ou outros motivos. “Só de janeiro do ano passado até agora, mais de mil crianças e adolescentes deixaram de passar pelo exame, o que contribui para que essa violência não seja punida e acabe se perpetuando” comenta o coordenador técnico estadual do Sistema de Informação para Infância e Adolescência Módulo Conselho Tutelar, Maicon Medeiros.
Ele explica que as reuniões integrando secretarias de Governo e outros órgãos têm o objetivo de construir um fluxo de trabalho onde todos os Boletins de Ocorrência envolvendo crianças e adolescentes sejam encaminhados para o Conselho Tutelar do município da vítima, principalmente e com maior celeridade, envolvendo casos de violência sexual. Desta forma, o Conselho Tutelar local poderá diligenciar atendimentos e encaminhamentos para garantir que os exames das perícias médicas por situação de violência, sejam realizados.
“O Estado de Santa Catarina está mobilizado para que o abuso de crianças e adolescentes não seja mais uma realidade. A constatação do crime e punição do autor é uma forma também de prevenir futuros abusos”, finaliza.
Campanha Fio Laranja
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em conjunto com outras pastas, lançou no dia 18 de maio, a campanha Fio Laranja para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é promover ações ao longo de um ano para conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de todos em proteger as crianças e adolescentes catarinenses.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Helena Marquardt
(48) 3664-0908