Reunião define ajustes e encaminhamentos da obra de revitalização de São Joaquim

Foi realizada nesta quinta-feira, 7, uma reunião com representantes da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, prefeitura de São Joaquim, Casan, o engenheiro fiscal da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ivan Amaral e a empresa Cege, contratada para a execução das obras de revitalização de São Joaquim.
O objetivo do encontro foi definir ajustes e encaminhamentos do final da obra de revitalização, prevista para ser concluída no mês de julho. O engenheiro fiscal, Ivan Amaral, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, explica que ainda falta a medição final, a qual só será realizada após a empresa cumprir os ajustes necessários, apontados durante o encontro.
O engenheiro ressalta que, ainda assim, a obra possui uma garantia de cinco anos, mas a garantia não é estendida para casos onde foi constatado que os dano foram causados por mau uso, citando como exemplo, o tráfego de caminhões pesados, estacionamentos de veículos sobre as calçadas e colisões nos meios-fios, entre outros.
Idealizada pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado do Planejamento, e executada e fiscalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, a obra conta com um investimento de R$ 7 milhões, do Pacto por Santa Catarina.
A revitalização incluiu a construção de calçadas e pavimentação asfáltica em trechos das Ruas Marcos Batista, Murilo Bortoluzzi e Getúlio Vargas, as laterais das Praças João Ribeiro e Cesário Amarante e a Rua Lauro Muller. Também integraram o projeto, as Ruas Manoel Joaquim Pinto e Major Jacinto Goulart que recebem a construção do pavimento em paver em toda a via. A drenagem, sinalização horizontal e vertical também foram realizadas nas referidas ruas.
Mobiliário, paisagismo e Código de Postura
A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani afirmou que o Estado trabalha na elaboração do Edital para aquisição do Mobiliário Urbano das ruas do boulevard. Deverão ser investidos pelo Governo do Estado aproximadamente R$ 300 mil para a aquisição de bancos, lixeiras, vasos, bicicletários, bituqueiras, painéis informativos e quatro pergolados.
A parte de paisagismo está sob a responsabilidade da Prefeitura de São Joaquim, por meio da secretaria municipal de Agricultura.
Outro encaminhamento da reunião foi a solicitação para que a prefeitura de São Joaquim regulamente o uso coletivo/privado do espaço público, para disciplinar a utilização através de legislação ou normatização municipal.
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Elenise Melo Nunes
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