Reunião de Colegiado da ADR Campos Novos traz demandas e ações da PM, IGP e Corpo de Bombeiros
Na tarde de terça-feira (13) foi realizada a reunião mensal do Colegiado de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos reunindo diretores e lideranças de todos os orgãos do Estado na região. A reunião que é itinerante, aconteceu na Companhia da Polícia Militar de Campos Novos.
Durante toda a tarde os presentes tomaram ciência das demandas geradas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias na região e do crescente de ações que estes órgãos vem executando em prol dos municípios da 8ª Regional.
Mesmo tendo como ponto comum, a falta de efetivos, que acontece também nos demais orgãos de segurança pública do Estado, as instituições demonstraram que é possível elevar a qualidade dos serviços prestados aos catarinenses, trazendo para a comunidade resultados palpáveis e visíveis.
Só em 2017 o Corpo de Bombeiros de Campos Novos já fez mais de 2000 atendimentos que incluem vistorias, resgates, socorros e remoções hospitalares, entre outros. De acordo com o capitão da corporação, Gustavo Bonatelli, em termos de estrutrura a necessidade atual do Corpo de Bombeiros é a construção da nova sede, estimada em R$ 700 mil reais.
Este é um projeto que faz parte inclusive do “Crescendo Juntos”, um programa do Governo do Estado que está sendo desenvolvido na 8ª Regional e que visa diminuir as desigualdades economicas e sociais do Estado de Santa Catarina.
A Policia Militar de Campos Novos, além de ter aumentado a eficiência em resposta fazendo uso de tecnologias como a PMSC Mobile e o videomonitoramento, tem atuado fortemente contra o tráfico de drogas, que segundo o Capitão da PM, Rodrigo Pedroso, já resultaram na retirada de circulação de mais de 900 quilos de maconha e 300 quilos de cocaína entre os anos de 2016 e 2017. “Nosso trabalho tem trazido respostas execelentes a população. Através do videomonitoramente temos aumentado consideravelmente o número de flagrantes e da mesma forma, reduzido autuações de trânsito e acidentes”, disse.
No IGP ainda está um dos maiores problemas de efetivo que a região encontra. De acordo com a perita, coordenadora do Núcleo de Campos Novos, Cristiane Rupp Ferreira, a falta do médico legislta ainda cria uma dependencia do Insitututo das instalções de Joaçaba. No entanto, além do atendimento dos serviços de identificação, perícias criminais e confecção de laudos de ocorrências de toda região, o IGP de Campos Novos ainda tem prestado o serviço de perícia grafotecnica para diversos outros núcleos de perícias de Santa Catarina.
De acordo com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Jairo Luft, a reunião de Colegiado serve exatamente para que o trabalho do Governo seja avaliado e discutido “dentro de casa”. ” Este é um trabalho sério e árduo dos orgãos de Governo, que demonstra o comprometimento do Governo de Santa Catarina com o atendimento de qualidade dos catarinenses de nossa região”, frisou.
A próximo reunião do Colegiado ficou marcada para o dia 11 de julho e deve acontecer nas instalações da Epagri.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos