Reunião da Câmara Temática de Saúde debate ações na faixa de Fronteira
Foto: Juliana Balotin / ADR São Lourenço
No dia 14, foi realizada, em São Lourenço do Oeste reunião da Câmara Temática de Saúde do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira (NFSC). Participaram da reunião representantes da Saúde de municípios do Oeste e Extremo-Oeste catarinense que integram a Câmara Temática.
As servidoras da ADR Dionísio Cerqueira Ana Paula Tecchio Gonçalves e Eliane Fanton explanaram, durante palestra, sobre os principais problemas identificados nos municípios da faixa de fronteira, principalmente nas cidades gêmeas, e especificamente sobre o setor da saúde.
Foram apresentados ainda indicadores de infraestrutura, morbidade e produção ambulatorial e hospitalar pelo SUS nos últimos dois anos, onde foram retratadas as principais dificuldades dos municípios principalmente no que diz respeito ao atendimento pelo SUS aos estrangeiros. “Analisamos que as ofertas de serviços públicos de qualidade são prejudicadas nas cidades que compõe a faixa de Fronteira brasileira, justamente por serem localidades que estão distantes dos centros urbanos e que acolhem um grande fluxo de estrangeiros, que buscam o acesso à saúde no Brasil, além de benefícios sociais e assistenciais”, ressaltou a gerente de saúde da ADR Dionísio Cerqueira Eliane Fanton.
Em um segundo momento também foi feita uma análise sobre a importância do fortalecimento da região de Fronteira, buscando que a mesma tenha um crescimento igual às demais regiões do Estado. Foram destacados ainda os principais desafios, mas também as principais conquistas da área de saúde diante da descentralização do Governo do Estado. “Neste âmbito, podemos destacar a conquista do hospital Regional Terezinha Gaio de São Miguel do Oeste, e a estruturação dos hospitais municipais e filantrópicos do Extremo-Oeste”, enfatizou Eliane.
Sobre o Núcleo da Faixa de Fronteira e Câmaras Temáticas
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).
A Faixa de Fronteira
A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira