Reunião coloca em pauta as políticas públicas para o idoso
No fim da tarde desta quinta-feira, dia 17, o secretário regional Robson Elegar Caporal e a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Simoni de Andrade Barbosa receberam o Coordenador Estadual do Idoso, José Paulo da Cunha, e o consultor técnico, Frederico Guitel Filho.
Na pauta, a situação dos conselhos e grupos de idosos e ainda a parceria com a secretaria regional, por meio das gerências de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Saúde, para o levantamento de dados nos municípios de abrangência da regional.
Segundo a gerente de assistência social, na região são três conselhos dos idosos ativos e dois inativos, já os grupos são aproximadamente 125, com vínculos totalmente distintos, alguns estão relacionados a cultura, fundações e associações.
“A inclusão desta faixa etária é muito pequena no país, e vejo que precisamos nos preparar para acompanhar o ciclo, principalmente com o aumento da expectativa de vida. Afinal, o que alimenta a vida é ter um objetivo”, declarou o secretário Caporal.
A Coordenadoria Estadual do Idoso tem como objetivo conhecer o desenvolvimento das políticas e programas nos municípios, a partir da conclusão do levantamento. “Precisamos realizar uma radiografia para população catarinense nesta temática, e saber o está sendo realizado, e as deficiências nas áreas de turismo, cultura, esporte, saúde, assistência social, trabalho e habitação”, ressaltou o coordenador estadual do Idoso, José Paulo da Cunha.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text} {readmore}{/article}