Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Reunião alinhará cursos de...

Reunião alinhará cursos de qualificação profissional para o Norte do Estado

Uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), instituições ofertantes e de oito municípios do Norte do Estado está prevista para o final de setembro. O objetivo é definir os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a região.

Na ocasião será debatida a demanda de profissionais, especialmente para a instalação da fábrica da BMW, no município de Araquari, e também do entorno, e quais os cursos devem ser ofertados. Esse foi o resultado de um encontro realizado nesta quarta, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

A BMW informou que há necessidade de profissionais nas áreas de processos, solda, elétrica, automação e controle de qualidade. Além disso, serão necessários trabalhadores para o entorno da fábrica em setores como serviços, alimentação, comércio e construção civil. A expectativa é de que a BMW empregue 1.150 pessoas na empresa – 850 delas até 2014.

De acordo com Antônio Ricardo Valença, representante do MDS, os cursos do Pronatec devem conciliar a necessidade da mão de obra do município com a necessidade das empresas. “O objetivo do Pronatec é capacitar e inserir os trabalhadores no mercado”, explica. Oito milhões de vagas estão previstas para as várias modalidades do Pronatec no Brasil até 2014, sendo que 1 milhão delas serão voltadas para o Brasil sem miséria/Pronatec social. “A qualificação possibilita a inserção no mercado de trabalho e contribui para a geração de renda e inclusão social das pessoas”, destacou o secretário da SST, João José Cândido da Silva.

Participaram da primeira reunião os representantes dos municípios de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Itapoá; além de técnicos da SST, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e das instituições que oferecem cursos do Pronatec: o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e instituições federais de educação (IFSC e IFC). 

Pronatec Social – O Pronatec Social é oferecido às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e, no Estado, os cursos estão sendo articulados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senat), e mais o IFSC e IFC. Dos 295 municípios catarinenses, 273 aderiram ao programa e oferecem cursos de qualificação profissional.

São oferecidos ainda transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal. 

Para este ano, estão previstas 69,1 mil vagas das quais 34,8 mil pessoas estão matriculadas em 270 diferentes cursos, com mais de R$ 100 milhões de investimentos do governo federal.

Informações adicionais para a imprensa
Luciane Lemos
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS)
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0753
www.sst.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support