Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Retrospectiva Segurança Pública em...

Retrospectiva Segurança Pública em 2023: a queda dos indicadores criminais em SC e os desafios da área

O cenário em Santa Catarina em 2023 é de redução nos indicadores da criminalidade. No Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado, entre janeiro a 18 de dezembro, houve diminuição em delitos como homicídios e latrocínios. Também houve decréscimo em feminicídios, roubos em geral e furtos. O roubo e o furto à instituição financeira também reduziram este ano.

Um outro aspecto importante: 146 municípios de Santa Catarina, entre janeiro a 18 de dezembro, não tiveram ocorrência de homicídio em 2023. Essa fatia representa 49,5% dos municípios do Estado, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC). Na Capital do Estado, a queda dos homicídios em 2023 foi de 41,5%, entre janeiro e o dia 18 de dezembro.

O ano de 2023 significou uma reconstrução de gestão para a SSP. Os trabalhos focaram nas diretrizes básicas da missão da nova SSP, com o foco na união das forças de Segurança, o planejamento alinhado com o eixo de avanços em ferramentas tecnológicas para a área, e articulação com o governo federal por meio da execução de projetos que impulsionam a liberação de recursos federais.

Entre os desafios da segurança pública está a violência escolar. A SSP desenvolve e coordena o Programa Escola Mais Segura com a participação de todas as forças da Segurança e a Secretaria de Estado da Educação, que está tendo papel pedagógico importante.

Atualmente, somados os números de escolas atendidas por vigilantes contratados e CTISP, temos 947 escolas atendidas, o que representa 89,9% de escolas estaduais — incluindo os trabalhos da Polícia Militar na Rede de Segurança Escolar. Mais de duas mil escolas são atendidas em SC.

Fortalecer a polícia comunitária junto aos municípios, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), teve incentivo este ano pela SSP e o governo de SC.

A SSP-SC também atuou junto a coordenação de operações no âmbito nacional desenvolvidas em SC. Destaque para duas este ano: a Shamar, de prevenção e combate da violência contra a mulher, e a Virtude, em proteção aos idosos.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, os indicadores criminais reforçam a condição do Estado de Santa Catarina ser apontado como o mais seguro do País:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support