Retrospectiva CIASC 2024: um ano de inovação, avanços tecnológicos e impacto social
Em 2024 o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, CIASC, reafirmou seu compromisso com a inovação, a eficácia na gestão pública e o impacto social.
Por meio de soluções tecnológicas de ponta, a organização trouxe transformações significativas em diversas áreas, como segurança, educação, acessibilidade e economia. Confira as principais iniciativas e entregas realizadas ao longo do ano.
A implementação da assistente virtual Catarina, uma solução de inteligência artificial desenvolvida pelo CIASC em parceria com o Detran-SC, foi um dos destaques de 2024. A tecnologia revolucionou o atendimento ao cidadão, resolvendo 72% dos chamados na primeira semana de operação, liberando equipes humanas para demandas mais complexas.
Além disso, a empresa realizou a integração de novos serviços na plataforma Detran Digital, como a consulta pública de veículos, que tornou os processos mais ágeis e acessíveis aos catarinenses.
Ao todo, de janeiro a outubro de 2024, foram registrados acessos de aproximadamente 1,4 milhões de usuários ativos, com mais de 2,7 milhões de solicitações pelo Detran Digital.
A educação também foi uma prioridade para o CIASC. A inauguração de um espaço voltado ao desenvolvimento de games marcou um passo importante na capacitação tecnológica de crianças e adolescentes.
O projeto SCGames, idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) em parceria com a empresa pública, promoveu o aprendizado de habilidades fundamentais para o mercado do futuro, como programação e design de jogos.
O programa de internet de alta velocidade, implantado em 165 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville, ampliou o acesso ao ensino digital e facilitou a inclusão de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizado.
Para viabilizar a internet de alta velocidade, foram instaladas 2.160 antenas (rádios) que permitem o acesso ao wi-fi nas salas de aula e demais espaços das unidades de ensino, como secretaria, biblioteca e diretoria.
Por meio do sistema Universidade Gratuita, desenvolvido pelo CIASC, estudantes catarinenses puderam acessar os recursos do programa de forma simplificada, promovendo maior adesão ao ensino superior gratuito.
A empresa realizou também a integração dos dados dos alunos do ensino médio do Estado com o programa de poupança estudantil Pé de Meia, que oferece incentivos para a permanência escolar.
No campo da segurança pública, o CIASC entregou soluções como a ampliação dos serviços da Delegacia Virtual para atender ocorrências relacionadas a estrangeiros e crimes contra idosos.
Em paralelo, foi concluída a entrega de melhorias para a aplicação do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, uma aplicação voltada à transparência orçamentária.
Quanto ao acesso de informações pelo Portal de Serviços do Governo do Estado, atualmente são mais de 147 mil usuários contabilizados desde 2020 até novembro deste ano, sendo cerca de 14 mil registrados apenas em 2024.
A parceria entre o CIASC e a FAPESC abriu novas oportunidades para 22 bolsistas pesquisadores colaborarem com a estruturação e consolidação do Laboratório de Inovação do CIASC, desenvolver e implementar processos de inovação e projetos de PD&I e prospectar a adotar soluções e tendências tecnológicas inovadoras.
Para Diego Ricardo Holler, presidente em exercício do CIASC, neste ano a empresa deu passos significativos para transformar Santa Catarina em um modelo de gestão pública eficiente e conectada:
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